Entre as diretrizes e estratégias do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, estão o encerramento de todos os lixões e a meta de aumentar a recuperação de resíduos para cerca de 50% em 20 anos. Assim, metade do lixo gerado deverá deixar de ser aterrado e passará a ser reaproveitado por meio de reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética.
Fonte: Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, DF: MMA, 2022.
A biodigestão pode ser realizada no interior de biodigestores, equipamentos que permitem a recuperação dos resíduos orgânicos sólidos, tais como sobras de alimentos, resíduos verdes e madeiras.
a) Descreva, em linhas gerais, o funcionamento de um biodigestor padrão, indicando o processo biológico que ocorre em seu interior, os organismos responsáveis pelo processo e o principal gás produzido.
b) Considerando a emissão de gases de efeito estufa, explique como os biodigestores podem contribuir para reduzir o aquecimento global.
c) Apresente dois problemas associados aos lixões e aterros controlados que justifiquem a vantagem do uso de biodigestores como meio de descarte dos resíduos orgânicos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Explique como pode ser produzido um mapa básico a partir das técnicas de fotogrametria adotadas sobre fotografias aéreas analógicas.
“A Constituição Federal de 1988 reconheceu o direito à propriedade definitiva das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. Tal dispositivo representou um marco histórico na reparação de injustiças cometidas contra a população negra e na valorização da identidade quilombola.
Entretanto, mais de três décadas após a promulgação da Constituição, o processo de titulação de terras quilombolas ainda enfrenta entraves burocráticos, disputas fundiárias e insuficiência de políticas públicas voltadas à educação, saúde e infraestrutura nas comunidades.”
(Referências: Constituição Federal de 1988; Fundação Cultural Palmares, Relatório 2023; INCRA – Política de Regularização Fund…




