Em 1994 foi instituída a Cédula de Produto Rural (CPR) para fomentar o agronegócio e a negociação para entrega futura de produto rural, permitindo que a prestação do devedor ao credor pudesse ser feita com produtos de natureza rural sem a necessidade do pagamento em dinheiro. A possibilidade de a prestação ser em produto rural representou uma grande evolução no âmbito do crédito rural, até então representado, basicamente, nas cédulas e notas de crédito rural, títulos vinculados a contratos de financiamento ao setor rural e concebeu agilidade e eficiência nos negócios com commodities agrícolas, por exemplo.
Não obstante, nem na mesma década da criação da CPR nem nas subsequentes foi concebido um documento com a mesma natureza jurídica para o setor industrial. Assim, persiste para os agentes econômicos que atuam neste segmento a forma tradicional de adimplemento em pecúnia dos financiamentos vinculados à emissão de cédulas e notas de crédito industrial, sem previsão de pagamento in natura.
Considerando a lacuna legislativa e a relevância do setor industrial para a economia nacional, tendo por base a legislação sobre a CPR, elabore minuta de proposição legislativa da espécie projeto de lei, com justificação, para instituição da Cédula de Produto Industrial (CPI), observando as formalidades exigidas na espécie no âmbito da Câmara dos Deputados, abordando no conteúdo de forma minuciosa, necessariamente, os seguintes aspectos:
i. caracterização do título e sua natureza jurídica;
ii. forma de emissão;
iii. requisitos essenciais;
iv. agentes econômicos com legitimação para sua emissão;
v. regras de circulação;
vi. garantias ao pagamento;
vii. registro de garantias;
viii.ação para cobrança;
ix. disposição relativa ao protesto do título; e
x. registro ou depósito do título.
Na justificação, apresente os argumentos de ordem jurídica que dão suporte à proposição legislativa e indique a relevância/utilidade de sua aprovação.
Desconsidere eventuais proposições relativas a essa matéria que já tenham sido objeto de apreciação pelo Congresso Nacional ou por qualquer uma de suas Casas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Alfa Ltda. Unipessoal, constituída por João em 2019, atua no ramo de consultoria em gestão pública, tendo por objeto social a elaboração de diagnósticos, auditorias e planos de integridade para órgãos municipais. João figura como sócio único e administrador da sociedade.
Em 2022, para expandir suas operações, Alfa Ltda. Unipessoal firmou contrato de parceria com a Beta Consultoria Ltda., sociedade limitada formada por dois sócios, Ana e Roberto, destinada à execução de projetos de tecnologia da informação aplicados à administração pública.
Durante a execução do contrato, verificou-se que Beta Ltda. utilizava recursos da Alfa Ltda. Unipessoal para custear despesas pessoais dos sócio…
Na elaboração do projeto de estatuto de uma companhia em constituição, você foi consultado(a) sobre a formação da denominação quanto aos aspectos da inserção do objeto social e da possibilidade de emprego do aditivo companhia.
Sobre tais aspectos, responda aos itens a seguir.
A – É necessário que a denominação contenha a indicação do objeto da companhia, seja ela composta por nome patronímico ou por nome de fantasia? Justifique. (Valor: 0,60)
B – O aditivo companhia é de emprego obrigatório na denominação e pode ser empregado no início ou ao final dela? Justifique. (Valor: 0,65)
Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não conf…
Algodoeira Talismã Ltda., em 22 de agosto de 2018, requereu sua recuperação judicial, sendo o pedido distribuído à Terceira Vara Cível da Comarca de Palmas/TO. Em 11 de setembro do mesmo ano, foi determinado o processamento da recuperação para, ao final, em 6 de março de 2019, a recuperanda obter a concessão do benefício.
No curso do processo, em 12 de janeiro de 2019, Algodoeira Talismã Ltda. em recuperação judicial, contratou a prestação de serviços de manutenção e segurança de rede de computadores com Serviços de TI Tocantinópolis S/A pelo valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), pelo prazo de seis meses. Em 1º de fevereiro de 2019, durante o prazo de execução do contrato, foram emitid…



