A Lei n.º 11.196/2005 (Lei do Bem) é um instrumento importante para o estímulo às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas brasileiras. Nesse contexto, em agosto de 2021, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou o texto preliminar da nota técnica Políticas públicas para ciência e tecnologia no Brasil: cenário e evolução recente, no qual se discute a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) de formular políticas públicas no país. No texto, defende-se que cabe ao MCTI executar a maioria das políticas para o setor considerando as suas principais agências: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho de Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Isso porque essas duas agências são responsáveis pela maior parte do financiamento da pesquisa científica e tecnológica no país. Na nota técnica, argumenta-se que o CNPq é o órgão que, por meio da concessão de bolsas de estudo para estudantes, apoia o processo de execução de políticas públicas. Ademais, destaca-se que o CNPQ suporta a infraestrutura de pesquisa das universidades brasileiras e oferece apoio a projetos de pesquisa. Por sua vez, a Finep executa os recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que é onde estão concentrados os fundos setoriais.
Internet: <ipea.gov.br> e <gov.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito da Lei do Bem e seus benefícios para as empresas brasileiras. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
1 Apresente a definição da Lei do Bem e sua importância para pesquisa, desenvolvimento e inovação nacional. [valor: 6,50 pontos]
2 Descreva pesquisa básica e cite um exemplo. [valor: 5,50 pontos]
3 Descreva pesquisa aplicada e cite um exemplo. [valor: 5,50 pontos]
4 Descreva desenvolvimento experimental e cite um exemplo. [valor: 5,50 pontos]
5 Descreva como as empresas podem se beneficiar com a Lei do Bem. [valor: 5,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Hoje em dia, as mudanças em ambientes organizacionais ocorrem por meio de projetos. Os projetos apoiam as pessoas a se organizarem para planejar e realizar tais mudanças. O gerenciamento de projetos de tecnologia da informação, em particular, demanda estratégias organizadas e bem comunicadas para integrar ações e entregar resultados e produtos. De acordo com o PMBoK6, para atender aos objetivos do projeto, são utilizados processos de gerenciamento de projetos.
Considerando o PMBoK 6, defina o que é processo. Em seguida, o que é grupo de processo e quais são eles. Por fim, apresente os objetivos de cada um dos grupos de processos.
Consider the following hypothetical situation:
According to PMBOK 6, the project management office may have an organization-wide responsibility. It may play a role in supporting strategic alignment and delivering organizational values. The PMO is the natural liaison between the organization’s portfolios, programs, projects, and organizational measurement systems.
In a hypothetical organization, a decision is made to employ a PMO. The profile of this organization includes a good level of internal communication, a culture of governance and compliance, and some level of freedom for innovation in all its sub-units. At this point, the organization needs to decide the best PMO model to adopt, cons…
O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) está em desenvolvimento, de acordo com o Guia de Elaboração do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Nesse contexto, um servidor foi designado para avaliar a aplicabilidade do BSC (Balanced Scorecard) e da análise SWOT no PDTI, bem como a aplicação de boas práticas do PMBOK (7.ª edição) afetas à governança de tecnologia da informação e comunicação em estudo, para serem implantadas no MPO. Por fim, o servidor deverá fazer uma avaliação sobre o gerenciamento de projetos com metodologias ágeis, com base no Scrum (nov./2020).
Considerando a situação hipotética ap…



