Avaliação da política pública: Aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais
Esta avaliação teve como objetivo analisar os processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais.
Esses processos de aquisições de imunobiológicos fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). Tal Programa foi criado em 1973 e visa reduzir a transmissão de doenças imunopreveníveis, ocorrência de casos graves e óbitos, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira.
O PNI é responsável por definir a política de vacinação do País, desde a aquisição dos imunobiológicos até a sua disponibilização nas salas de vacinação, estabelecimento de normas e diretrizes sobre as indicações e recomendações da vacinação em todo o Brasil.
Com quase 50 anos de existência, o PNI é um dos maiores programas de vacinação do mundo, reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência mundial.
Atualmente o PNI oferta mais de 45 diferentes imunobiológicos para toda a população, dentre eles 19 vacinas contra 20 tipos de doenças, destinadas a todas as faixas-etárias.
Os gastos realizados com a aquisição e distribuição de imunobiológicos e insumos para prevenção e controle de doenças nos últimos 4 anos foram de R$ 4,40 bilhões em 2018, R$ 4,40 bilhões em 2019, R$ 4,80 bilhões em 2020 e R$ 10,80 bilhões em 2021.
Por sua vez, a assistência farmacêutica aos portadores de HIV/AIDS, das hepatites virais e das ISTs tem por finalidade prover a demanda por fármacos e medicamentos, com aquisição centralizada no Ministério da Saúde (MS) de 34 medicamentos para HIV, 6 para hepatite B e 5 para hepatite C.
As despesas executadas entre 2018 e 2021 com a aquisição desses medicamentos foram aproximadamente R$ 2,00 bilhões em 2018, R$ 1,80 bilhões em 2019, R$ 2,20 bilhões em 2020 e R$ 2,0 bilhões em 2021.
O Ministério da Saúde utiliza-se das seguintes estratégias de aquisição de imunobiológicos, insumos e medicamentos antirretrovirais: (i) Inexigibilidade, (ii) Pregão Eletrônico, (iii) Dispensa, (iv) Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), (v) Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e (vi) Termos de Cooperação com a Organização Pan-Americana das Américas (OPAS).
Observações: os valores originais foram adaptados/arredondados.
Leia mais em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/avaliacao-de-politicas-publicas/relatorio-anual-de-avaliacao-de-politicas-publicas/rel_anual_ano-base_2021.pdf (Com adaptações)
Considerando a situação acima, redija, entre 35 e 45 linhas, um texto dissertativo contínuo sobre avaliação de políticas públicas. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
- Aponte as distinções existente entre as avaliações diagnóstica, formativa e somativa? Qual tipo de avaliação preponderante na análise dos processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais?
- Quais os principais componentes a serem considerados ao se exercer a avaliação de uma política pública? Qual componente preponderante na análise dos processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais?
- Quais os possíveis impactos das variações nos gastos com aquisição de imunobiológicos e medicamentos antirretrovirais na eficácia das políticas de saúde pública voltadas para HIV/AIDS, ISTs e hepatites virais?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O clima organizacional é um conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham sobre a organização e que afetam de uma forma ou de outra, positiva ou negativa, o modo como as pessoas ou grupos interagem uns com os outros no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa de clima organizacional facilita a consciência do grau dos processos de motivação atuais. São consideradas como Fatores Constitutivos do Clima organizacional as seguintes dimensões a comporem um questionário de pesquisa: autonomia; trabalho em equipe; padrões de desempenho individual; recompensa; clareza nas políticas organizacionais; relacionamento interpessoal; liderança. Esses elementos relacionam-se a motiva…
Os indicadores geralmente são expressos em números e buscam representar alguma coisa da realidade, por isso são usados no monitoramento de políticas públicas. Os indicadores precisam ter atributos obrigatórios: validade, confiabilidade e mensurabilidade. Entretanto, nem sempre essas três características são mantidas ao longo do tempo, por isso, é importante que os agentes públicos acompanhem os indicadores e observem se tais atributos continuam presentes, para corrigir se necessário.
Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/pesquisas/documentos/relatorio/relatorio_228.pdf
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo contínuo, ent…
O desenho estrutural de uma organização consiste em um conjunto de decisões sobre os elementos estruturais analisados com o propósito de definir a estrutura adequada às estratégias da organização e ao ambiente organizacional. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação.
- Sobral; A. Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Person, 2008, p. 179. (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos princ…




Nessa eu já tinha bombado! Mesmo pesquisando não chegaria nesta conclusão, nuuuunca! Socooorroo!!
Então, fui pra um rumo bem diferente do que está na proposta de resolução dos dois últimos itens. Pelo menos aprendi.