Considere o cenário descrito a seguir.
A incidência de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), apesar de não ser caracterizada como epidemia, em determinados grupos permanece elevada. Para reduzir essa incidência, existem novas tecnologias de prevenção surgidas nos últimos anos, em especial aquelas estruturadas a partir do uso de antirretrovirais (ARV). Esse conjunto de tecnologias, quando conjugado e combinado com intervenções de prevenção já consagradas na resposta ao HIV/Aids, serve de fundamento para o modelo mais recente de prevenção, denominado “Prevenção Combinada do HIV”.
A “Prevenção Combinada” associa diferentes métodos de prevenção ao HIV. Dentre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV; a prevenção da transmissão vertical; a profilaxia pré-exposição (PrEP); a profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV. A PrEP é um método de prevenção ao HIV que consiste no uso diário de antirretrovirais em pessoas não infectadas, mas que tenham maior risco de entrar em contato com o vírus. A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco de infecção pelo HIV.
A doença não tem cura, mas, quando o paciente segue as recomendações médicas corretamente, reduzem-se as complicações e, portanto, as internações, reduz-se a transmissão do vírus, a qualidade de vida melhora, e a mortalidade diminui.
Como enfrentamento desse cenário, o governo de um país optou por realizar a distribuição gratuita e universal dos medicamentos e promover ações de atendimentos individualizados nas unidades primárias de atendimento. Esse tratamento reduz a probabilidade de morte e diminui os custos de internações por infecções oportunistas.
Desse modo, para programar essa estratégia de prevenção com base na distribuição gratuita de medicamentos, o governo resolveu realizar uma avaliação ex ante dessa política.
Nesse contexto, considerando todas as informações oferecidas, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, apresentando uma estratégia de avaliação para essa proposta de política pública. Essa estratégia de avaliação ex ante deverá descrever os elementos para essa avaliação, de modo que essa estratégia responda e justifique a importância dos seguintes aspectos necessários à avaliação solicitada:
• quais são o problema a ser corrigido pela política pública e o diagnóstico que justifique a discussão de sua implantação;
• qual é o objetivo da política proposta;
• qual ação pode ser implementada;
• qual é um possível resultado esperado;
• qual é o impacto esperado;
• qual é a possível articulação com outras políticas públicas;
• qual é o público-alvo da política;
• como deve ser o modelo lógico da política;
• como deve ser feito o monitoramento da política e indicar um indicador de monitoramento;
• qual seria um indicador de resultado e qual seria um indicador de impacto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere os Textos a seguir para responder à questão dissertativa.
Texto 1
Uma pesquisa para investigar o falecimento de pessoas que foram expostas ao ambiente prisional mostra que a letalidade é, de fato, uma possibilidade real para quem, no Brasil, se torna uma pessoa sob a custódia estatal, ou seja, um detento ou uma detenta, por cometer um crime.
O levantamento “Letalidade prisional: uma questão de justiça e saúde pública”, encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito da quinta edição da série Justiça Pesquisa, sintetiza essa realidade dos espaços de privação de liberdade do Brasil: morre-se muito, sabe-se pouco, registra-se quase nada; praticamente não se responsabili…
A Cia. de Gestão e Monitoramento da Qualidade do Ar (CGMQA) é uma autarquia composta por funcionários especialistas, analistas, técnicos e operacionais, todos com habilidades desenvolvidas e atualizadas em suas áreas de atuação, e a área de Gestão de Pessoas (GP) da companhia está continuamente em busca do uso das melhores práticas no desenvolvimento de seus recursos humanos.
A direção da CGMQA convocou a área de GP e incumbiu-a de desenvolver e implantar a Gestão por Competência em todos os níveis da organização, como parte do modelo de Gestão Estratégica de Pessoas.
Com base no exposto, responda e demonstre:
a) como um modelo de Gestão Estratégica de Pessoas se vincula a um modelo de Gestã…
Considere os textos a seguir.
Texto I
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Capítulo VIII
DOS ÍNDIOS
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1º – São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem–estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e t…



