Considere o cenário descrito a seguir.
A incidência de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), apesar de não ser caracterizada como epidemia, em determinados grupos permanece elevada. Para reduzir essa incidência, existem novas tecnologias de prevenção surgidas nos últimos anos, em especial aquelas estruturadas a partir do uso de antirretrovirais (ARV). Esse conjunto de tecnologias, quando conjugado e combinado com intervenções de prevenção já consagradas na resposta ao HIV/Aids, serve de fundamento para o modelo mais recente de prevenção, denominado “Prevenção Combinada do HIV”.
A “Prevenção Combinada” associa diferentes métodos de prevenção ao HIV. Dentre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV; a prevenção da transmissão vertical; a profilaxia pré-exposição (PrEP); a profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV. A PrEP é um método de prevenção ao HIV que consiste no uso diário de antirretrovirais em pessoas não infectadas, mas que tenham maior risco de entrar em contato com o vírus. A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco de infecção pelo HIV.
A doença não tem cura, mas, quando o paciente segue as recomendações médicas corretamente, reduzem-se as complicações e, portanto, as internações, reduz-se a transmissão do vírus, a qualidade de vida melhora, e a mortalidade diminui.
Como enfrentamento desse cenário, o governo de um país optou por realizar a distribuição gratuita e universal dos medicamentos e promover ações de atendimentos individualizados nas unidades primárias de atendimento. Esse tratamento reduz a probabilidade de morte e diminui os custos de internações por infecções oportunistas.
Desse modo, para programar essa estratégia de prevenção com base na distribuição gratuita de medicamentos, o governo resolveu realizar uma avaliação ex ante dessa política.
Nesse contexto, considerando todas as informações oferecidas, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, apresentando uma estratégia de avaliação para essa proposta de política pública. Essa estratégia de avaliação ex ante deverá descrever os elementos para essa avaliação, de modo que essa estratégia responda e justifique a importância dos seguintes aspectos necessários à avaliação solicitada:
• quais são o problema a ser corrigido pela política pública e o diagnóstico que justifique a discussão de sua implantação;
• qual é o objetivo da política proposta;
• qual ação pode ser implementada;
• qual é um possível resultado esperado;
• qual é o impacto esperado;
• qual é a possível articulação com outras políticas públicas;
• qual é o público-alvo da política;
• como deve ser o modelo lógico da política;
• como deve ser feito o monitoramento da política e indicar um indicador de monitoramento;
• qual seria um indicador de resultado e qual seria um indicador de impacto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma legislação abrangente que visa assegurar os direitos das pessoas com deficiência e promover a inclusão social. Alguns dos principais pontos de discussão relacionados à sua aplicação incluem a acessibilidade e a educação inclusiva.
Além disso, a falta de recursos, a infraestrutura inadequada e a escassez de profissionais treinados são obstáculos que comprometem a eficácia dessas iniciativas. Outro aspecto importante é que a conscientização e a mudança de mentalidade são necessárias para superar o estigma social e garantir a inclu…
Para a realização de seu planejamento estratégico, uma instituição pública realizou a contratação de uma consultoria externa, a qual recomendou a utilização da metodologia balanced scorecard para elaboração do mapa estratégico.
Considerando a situação hipotética apresentada anteriormente, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue planejamento estratégico e explique sua finalidade.
2 Apresente as perspectivas trabalhadas na metodologia balanced scorecard (BSC).
3 Descreva a finalidade de cada uma das perspectivas do BSC e exemplifique-as.
De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto/serviço, de processo, organizacional e de marketing.
Dentre esses tipos de inovação, um exemplo foi a criação de um larvicida biológico por uma startup com foco em biotecnologia, um produto inofensivo ao homem, mas eficaz contra as larvas do Aedes aegypti. Sua formulação contém cristais proteicos, produzidos por uma bactéria (Bti) que provoca a mortalidade das larvas. O Bti para ação larvicida já era utilizado na agricultura, mas o produto da empresa é o primeiro a ser disponibilizado com formulação e concentração que permite o uso doméstico e a venda livre.
Embora a empresa tenha nascido com…



