Leia o fragmento a seguir.
A Administração e o ambiente organizacional evoluíram da Terceira Revolução Industrial para a rápida transição da Era da Informação para a Era Digital. O capital financeiro deu lugar ao capital intelectual, com o conhecimento tornando-se o recurso organizacional mais valioso e crucial. As novas tecnologias emergentes trouxeram desdobramentos que abriram novas oportunidades de negócios e perspectivas futuras.
A Indústria 4.0 representa a fusão de várias inovações tecnológicas na esfera digital, abrangendo robótica avançada, inteligência artificial, sensores sofisticados, computação em nuvem, internet das coisas, captura e análise de dados, fabricação digital, incluindo impressão 3D, software como serviço, smartphones e outros dispositivos móveis, além de plataformas que utilizam algoritmos. Esses elementos são integrados em uma cadeia de valor global interoperável, compartilhada por diversas empresas de vários países.
Para enfrentar tantas complexidades e incertezas, não existe uma fórmula pronta e definitiva, e é impossível obter uma visão holística e abrangente do futuro. Diante desse vasto cenário de mudanças, a Administração exigirá grande habilidade e adaptabilidade para enfrentar os desafios que o futuro apresentará. É provável que os futuros gestores precisem de uma caixa de ferramentas inovadora, contendo ativos intangíveis como novas habilidades e competências, a fim de enfrentar modelos e sistemas imersos em transformações e mudanças surpreendentes. A gestão do conhecimento representa um desses pontos críticos da adaptação, sobrevivência e competitividade organizacional face às mudanças crescentemente rápidas e descontínuas que ocorrem no contexto ambiental.
A partir da avaliação contemporânea da Administração associada à gestão do conhecimento, redija um texto sobre as três principais características das organizações de aprendizagem. Utilize a figura 1 como apoio para sua redação.
Figura 1 – Características das organizações de aprendizagem

LUTHANS, F., RUBACH, M. J., & MARSNIK, P. Going beyond total quality: The characteristics, techniques, and measures of learning organizations.
The International Journal of Organizational Analysis, 3(1), 1995.Adaptado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…
O ponto de partida para a construção de indicadores está no entendimento do que se deseja medir. No caso do STJ, identifica-se primeiramente se o objeto da mensuração é um objetivo, um processo de trabalho ou uma iniciativa.
Uma vez identificado o objeto a medir, faz-se necessário seu exame atento e minucioso a fim de abstrair o fator crítico de sucesso, ou seja, os pontos-chave que, quando bem executados, garantem o sucesso do meu objeto de mensuração.
Há uma fase posterior, relacionada à elaboração da matriz de controle dos indicadores. Frisa-se que, neste momento, não é preciso ter os gestores e o responsável pelos indicadores, pois ainda é uma fase de propostas.
A matriz de controle co…
Nas últimas décadas, governos, universidades e organizações públicas vêm buscando institucionalizar práticas de inovação, criando estruturas como laboratórios de inovação, núcleos tecnológicos, hubs de cocriação e parcerias público-privadas. Tais arranjos representam uma tentativa de superar a rigidez burocrática e adaptar o setor público às transformações tecnológicas, sociais e econômicas do século XXI.
No entanto, o simples surgimento dessas estruturas não garante resultados. A efetividade da inovação institucional depende de fatores como cultura organizacional, governança e capacidade de articulação entre diferentes atores (Estado, empresas, universidades e sociedade civil).
Considerando…



