Texto 1
Ônibus velhos, sujos, quebrados, chegando sempre superlotados e atrasados e cobrando uma passagem cara. Essa é a rotina da maioria dos usuários do transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para discutir essa situação e buscar soluções, as Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas promovem audiência pública conjunta.
https://www.almg.gov.br/comunicacao/noticias/arquivos/Transporte-publico-metropolitano-sera-debatido-na-ALMG/ (Atualizado em 09/08/2023)
Texto 2
Belo Horizonte já conta com mais de 30 estações de bicicletas elétricas
Belo Horizonte já conta com mais de 130 bicicletas elétricas distribuídas em 33 estações por várias regiões da cidade. Inaugurado em setembro, o projeto é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a empresa Tembici e patrocínio da Estácio. Já no segundo mês de operação a empresa responsável registrou um aumento de 46% no número de deslocamentos com as bicicletas elétricas na capital, considerando os meses de outubro e novembro.
O projeto levou em consideração a topografia da capital para implantar o primeiro sistema com estações fixas e 100% de bicicletas elétricas da América Latina. A cada semana novas estações estão sendo implantadas na cidade. Todos os pontos de instalação foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas por técnicos da Tembici e da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população. As estações estão sendo implantadas para conectar diferentes modais, próximas a importantes conexões com o transporte público, estações do MOVE e do metrô.
https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/belo-horizonte-ja-conta-com-mais-de-30-estacoes-de-bicicletas-eletricas (Atualizado em 12/12/203)
Diante da seguinte situação apresentada, elabore um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema:
TRANSPORTE PÚBLICO, MOBILIDADE URBANA E QUALIDADE DE VIDA.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O trabalho informal é frequentemente uma consequência direta tanto do desemprego conjuntural quanto do desemprego estrutural. Esses dois tipos de desemprego têm origens e características diferentes, mas ambos podem levar as pessoas a buscar oportunidades de trabalho fora do mercado formal.
Redija um texto dissertativo, essencialmente, sobre o trabalho informal e as consequências diretas tanto do desemprego conjuntural quanto do desemprego estrutural. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) A distinção entre os conceitos de desemprego conjuntural e desemprego estrutural.
b) O trabalho informal como consequência direta do desemprego conjuntural e estrutural.
TEXTO I
Ainda hoje existe racismo?
Sim. Por mais que as leis garantam a igualdade entre os povos, o racismo é um processo histórico que modela a sociedade até hoje. Uma prova disso é o contraste explícito entre o perfil da população brasileira e sua representatividade no Congresso. Enquanto a maior parte dos habitantes é negra (54%), quase todos (96%) os parlamentares são brancos. Outro dado relevante da violência contra a população negra é que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil.
Por que o racismo é estrutural?
Essa estrutura social que possibilitou a manutenção do racismo ao longo da história, inclusive do Brasil, pode ser contada a partir das próprias leis do país …
“– Permita que me apresente, Senhor! – disse Caspian, ajoelhando e beijando a pata do Leão.
– Bem-vindo seja, príncipe – disse Aslam. Sente–se bastante forte para reinar em Nárnia?
– Bem, não sei – respondeu Caspian. – Não passo de um garoto.
– Muito bem! – replicou Aslam. – Se dissesse que tinha a certeza, seria prova de que não estava apto a reinar. Por isso, abaixo de mim e do Grande Rei, será rei de Nárnia, Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias. Você e os seus descendentes, enquanto durar a sua raça. (…)”
Fonte: C.S Lewis – As Crônicas de Nárnia – Volume 4 (Príncipe Caspian)
“Muitas pessoas da Geração Z são frágeis em termos de bem-estar e autoestima. Para enfrent…



