No âmbito do novo PAC, O DNIT pretende lançar um edital de duplicação da BR 153 entre os municípios de Imbituva e Irati/PR.
O orçamento referencial foi elaborado por meio do Sistema de Custos Referencias de Obras (Sicro), data-base de julho de 2023, sobre os quais fora aplicado percentual de BDI (Bonificação e Despesas Indiretas) conforme os referenciais da autarquia.
Em análise do orçamento elaborado, o analista de infraestrutura responsável pela verificação do orçamento encontrou a seguinte situação.
- Composição do BDI referencial
| BDI – Construção e Restauração Rodoviária | |||
| Médio Porte | |||
| Despesas Indiretas | % sobre PV | % sobre CD | |
| Adm. Central | Variável – f (CD) | 2,75% | 6,00% |
| Adm. Local | Variável – f (CD) | 2,06% | 4,50% |
| Despesas Financeiras | % sobre (PV – Lucro) | 0,90% | 1,25% |
| Seguros e Garantias Contratuais | 0,25% do PV | 0,25% | 0,35% |
| Riscos | 0,5% do PV | 0,50% | 0,69% |
| Lucro | Variável – f (CD) | 6,81% | 10,00% |
| PIS | 0,65% do PV | 0,65% | 0,90% |
| COFINS | 3,00% do PV | 3,00% | 4,17% |
| CSLL | 3,00% do PV | 3,00% | 6,95% |
| ISSQN | % do PV | 3,00% | 4,17% |
| Total – BDI (%) | 19,91% | 38,99% | |
| PV = Preço de Venda | |||
| CD = Custo Direto | |||
| Selic = | 12,25% | ||
| DF = [(1+SELIC)^(1/12)-1] sobre (PV – Lucro) | |||
- Serviços que compõem a Parcela A da Curva ABC
| Relatório da Curva ABC Serviços | ||||||||||
| Órgão | : | DNIT | ||||||||
| Trecho | : | BR 153 Imbituva e Irati/PR | ||||||||
| Nº | Tabela | Cód. Auxiliar | Descrição | Unid | Quant. | Preço Unit. | Total | %Acum | ||
| 001 | – | CPU25592 | Aquisição de CAP – 50/70 | T | 2.107,85 | 6.113,0600 | 12.885.413,5210 | 31,99 | ||
| 002 | – | CPU27866 | Usinagem de CAUQ Faixa III, VI e VII AMB – Exclusive CAP | T | 35.130,80 | 149,1100 | 5.238.353,5880 | 45,00 | ||
| 003 | SICRO | 4011464 | Concreto asfáltico – faixa C – massa comercial | T | 35.130,80 | 148,0900 | 5.202.520,1720 | 57,92 | ||
| 004 | – | CPU27844 | Administração Local | UNID | 1,00 | 2.156.554,2900 | 2.156.554,2900 | 63,27 | ||
| 005 | SICRO | 2003611 | Dreno subsuperficial – DSS 04 – tubo PEAD e brita comercial | M | 13.851,00 | 81,2900 | 1.125.947,7900 | 66,07 | ||
| 006 | – | CPU26018 | Corpo de BSTC D=80 cm com lastro de brita – tubo PA-2 | M | 1.614,00 | 590,2700 | 952.695,7800 | 68,44 | ||
| 007 | – | CPU25597 | Transporte de CAP – 50/70 | T | 2.107,85 | 350,0400 | 737.831,8140 | 70,27 | ||
| 008 | – | CPU25595 | Aquisição de Emulsão Asfáltica RR-1C | T | 155,68 | 4.306,8000 | 670.482,6240 | 71,93 | ||
| 009 | – | CPU27777 | Brita Graduada Comercial | T | 9.707,45 | 59,4100 | 576.719,6045 | 73,36 | ||
| 010 | SICRO | 4011279 | Base ou sub-base de macadame seco com brita comercial | M3 | 2.153,11 | 246,1800 | 530.052,6198 | 74,68 | ||
| 011 | – | CPU26790 | Calçada em lastro de brita com revestimento em concreto | M2 | 10.167,00 | 52,1100 | 529.802,3700 | 76,00 | ||
| 012 | – | CPU26306 | Sarjeta triangular de concreto – tipo I | M | 4.793,00 | 82,7700 | 396.716,6100 | 76,98 | ||
| 013 | – | CPU26186 | Corpo de BSTC D=60 cm com enrocamento e laje de concreto – PA-2 | M | 643,00 | 579,9500 | 372.907,8500 | 77,91 | ||
| 014 | – | CPU26177 | Corpo de BSTC D=100cm com lastro de brita – tubo PA-2 | M | 418,00 | 878,1900 | 367.083,4200 | 78,82 | ||
| 015 | – | CPU18235 | Corpo de BSTC D = 0,60 m PS1 com lastro de brita – areia e brita comerciais | M | 1.879,00 | 189,1100 | 355.337,6900 | 79,70 | ||
| 016 | SICRO | 5213401 | Pintura de faixa com tinta acrílica – espessura de 0,6 mm | M2 | 5.899,00 | 56,2200 | 331.641,7800 | 80,52 | ||
A fim de auxiliar o engenheira a aplicar corretamente o BDI no orçamento e evitar sobrepreço no edital em análise, responda:
- Cite as parcelas que devem constar no BDI e quais devem ser retiradas da composição apresentada (se houver);
- Cite as parcelas que compõe o BDI diferenciado e qual a sua finalidade;
- Cite o(s) serviço(s) da Curva ABC que deve(m) possuir BDI diferenciado (se houver).
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