Nos relatórios de auditoria sobre demonstrações contábeis, tanto no caso de entidade que possui um único plano de benefício previdenciário ou no caso de entidade com multiplanos, têm-se modelos que devem ser utilizados pelo auditor como padrão de relatório, com o objetivo de se conseguir uma uniformidade na emissão desses relatórios.
De acordo com o exemplo de relatório de auditoria do Anexo II, contido no Comunicado Técnico de Auditoria CTA 08, de 2013, e pressupondo-se que não houve limitação no alcance da auditoria executada, nem tampouco tenha sido identificada qualquer distorção relevante, elabore um relatório de auditoria da entidade MNO, de forma fundamentada, com 2 planos de benefício previdenciário (plano ABC e plano DEF) e 1 plano de gestão administrativa (plano XYZ), contendo:
• os títulos dos parágrafos existentes e obrigatórios no relatório de auditoria sobre demonstrações contábeis da entidade MNO, com as demonstrações que devem ser examinadas;
• principais conteúdos que devem estar evidenciados em cada um dos parágrafos, relacionando-os.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ao final do primeiro trimestre de um dado exercício financeiro e após diversas tratativas de entendimentos, três entidades que atuam em ramos complementares decidiram fundir suas operações e, com isso, criar uma quarta entidade. A Cia. Alfa e a Cia. Beta são sociedades anônimas, que operam no mercado brasileiro, sendo a primeira de capital aberto, e a segunda, de capital fechado. A terceira entidade é a Gama Ind. & Com. Ltda., uma sociedade limitada. A fusão resultará na criação da Ômega S.A., uma sociedade anônima de capital aberto.
Em atenção às disposições do Comunicado Técnico (CTO) 02 para a referida operação hipotética, elabore um texto, abordando os itens a seguir:
• a finalidade …
CNPC INCLUI PROPOSTA DA ABRAPP E DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE EQUACIONAMENTO DE DÉFICITS NA PAUTA DE SUA PRÓXIMA REUNIÃO.
O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) incluiu a proposta de congelamento do equacionamento de déficits em 2022 (referentes ao fechamento do ano anterior) na pauta de sua próxima reunião marcada para o dia 29 de junho. Juntamente com um completo e minucioso estudo técnico, a proposta foi elaborada pela Abrapp com o apoio dos representantes da sociedade civil.
SAMMOGINI, Alexandre. Abrapp em Foco, 22 jun. 2022. Disponível em: https://www.abrapp.org.br. Adaptado.
Como auditor de um fundo de pensão que vem apresentando, em suas demonstrações contábeis, déficit ac…
Os planos de benefícios dos fundos de pensão poderão ser instituídos por patrocinadores e instituidores. A formalização da condição de patrocinador ou instituidor de um plano de benefício se dá com a celebração de convênio de adesão, que deve ocorrer entre o patrocinador ou instituidor e a entidade fechada de previdência complementar. Cada plano de benefícios será regulamentado segundo as condições fixadas previamente e a prévia autorização do órgão regulador e fiscalizador.
Diante disso, elabore um texto explicitando
• quais são os institutos que devem estar previstos nos planos de benefícios: os tipos de institutos e seus objetivos;
• quais os tipos de contribuições que existem em um plano…



