Todos os agentes financeiros do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) devem apresentar à Caixa Econômica Federal (CEF) relatório firmado por auditores independentes, demonstrando e atestando que os valores sobre as respectivas bases de incidência foram informados em cumprimento às disposições legais e práticas contábeis pertinentes àquele tipo de trabalho. A NBC CTA 16 normatiza esse tipo de relatório de auditoria, que é elaborado a partir da base de contribuição dos agentes financeiros do Fundo de Compensação de Variações Salariais – FCVS.
Trata-se, na verdade, de um trabalho que requer do auditor independente procedimentos específicos de auditoria. É uma auditoria de quadros isolados das demonstrações contábeis e de elementos, contas ou itens específicos daquelas demonstrações, nas quais, como de praxe, o auditor, além de ter que observar as normas brasileiras e internacionais de auditoria, deve também cumprir os preceitos das Normas Brasileiras de Contabilidade.
Elabore um texto no qual sejam apresentados cinco dos dez procedimentos de auditoria preconizados pela NBC CTA 16, para emissão do relatório dos auditores independentes sobre os demonstrativos das bases de contribuições mensais e trimestrais ao FCVS.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A NBC TA 300 (R1)/2016 trata dos aspectos técnico-conceituais do planejamento de auditoria das demonstrações contábeis, da definição de estratégias para a execução do trabalho e do desenvolvimento do plano de auditoria. Esse planejamento, se feito adequadamente, torna-se uma ferramenta auxiliar para realização da auditoria das demonstrações contábeis.
Para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria, o auditor deve estabelecer a estratégia global, definindo ações que direcionam esse trabalho.
Nesse contexto, considerando a hipótese de um auditor necessitar explicitar a importância desse plano de auditoria, elabore um texto, apresentando, de forma fundamentada e de acordo com a NBC TA 30…
O Sr. J. S. é um jovem contador, com o devido registro no Conselho Regional de Contabilidade, que tem pretensão de atuar como auditor independente de uma grande firma de auditoria. O Sr. J. S. fez estágio em uma firma durante o curso de graduação e tem se dedicado para prestar o exame de qualificação técnica, que lhe permitirá buscar uma posição para atuar na área. Uma das primeiras coisas que o jovem J. S. aprendeu, a partir do estudo da NBC PA 400, foi que, na realização de trabalhos de auditoria, requer-se que as firmas cumpram com os princípios fundamentais e sejam independentes. Porém, J. S. também aprendeu que há situações em que a independência é ameaçada, o que pode acarretar muitas …



