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Q247724 | Auditoria Privada
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Cargo: Auditor

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O Conselho Federal de Contabilidade, nas normas contábeis NBC TA, trata dos aspectos técnico-conceituais da Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica.

Nesse contexto, a NBC TA 200 (R1)/2016 — Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria — estabelece:

Objetivos gerais do auditor

11. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:

    • obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
    • apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBCs TA, em conformidade com as constatações do auditor.

Por sua vez a NBC TA 700/2016 — Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis — do Conselho Federal de Contabilidade, com relação à formação da opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis, dispõe:

Formação da opinião sobre as demonstrações contábeis

10. O auditor deve formar sua opinião sobre se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável (ver item 11 da NBC TA 200 (R1)/2016)

Para complementar esse conteúdo, a mesma NBC TA 700/2016 estabelece, no item 28, que o auditor deve incluir no seu relatório a base para opinião:

Base para opinião

28. O relatório do auditor deve incluir uma seção, logo após a seção “Opinião”, com o título “Base para opinião”

Sob os enfoques da formação de opinião sobre as demonstrações contábeis e da base para opinião, analise as anotações feitas pelo auditor, no Papel de Trabalho (PT) elaborado na auditoria do Patrimônio Líquido da Comercial SLA S/A.

Comercial SLA S/A.
31/12/2023 Preparado por: AB
Patrimônio Líquido Revisado por: PP
Capital Reserva Legal Retenção Lucro Lucro Acumulado Total
Saldo 01/janeiro/2021 10.550.000,00 2.110.000,00 550.000,00 13.210.000,00
Lucro do exercício 5.000.000,00 5.000.000,00
Reserva Legal 250.000,00 (250.000,00) 0,00
Retenção de Lucro 2.375.000,00 (2.375.000,00) 0,00
Dividendos propostos (2.375.000,00) (2.375.000,00)
Saldo em 31-dez-2021 10.550.000,00 2.360.000,00 2.925.000,00 0,00 15.835.000,00

Nota: reserva de retenção de lucros constituída para expansão das unidades e instalações comerciais, por orçamento de capital submetido pela administração a assembleia geral, nos termos do art. 196 da Lei nº 6.404/1976

Nota: verificamos que os dividendos são omissos no estatuto.

No contexto da formação da opinião sobre as demonstrações contábeis e admitindo, para todos os fins e efeitos, que os tiques de revisão do PT foram devidamente feitos, elabore um texto apresentando a base para opinião na auditoria realizada na Comercial SLA S/A, fundamentada, exclusivamente, no PT elaborado pelo auditor e em conformidade com o formato determinado pela Norma NBC TA 700/2016 em vigor.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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