Texto I
O escritor Yuval Noah Harari, autor da famosa obra Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, reflete, no seu livro ‘’21 Lições para o Século 21’’, que a Internet e outros avanços tecnológicos, que se prometiam uma ferramenta de eliminação de barreiras entre países e classes, podem estar ampliando o abismo da desigualdade: […]
Para Harari, é tamanha a diferença competitiva dos que possuem acesso à informação, que pode ser possível o surgimento de castas entre humanos. Estar excluído da Internet, no século XXI, é estar excluído da sociedade. Ou, no mínimo, ter acesso precário ao mundo de hoje.
(Politize! Acesso em: 07/2023.)
Texto II
A importância da inclusão digital para o envelhecimento saudável.
População brasileira está vivendo mais; diante das novas demandas do público idoso, AAP-VR oferece cursos gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em 2 meses e 26 dias. Em 2020, a média identificada era de 76,8 anos. Já em 2021, subiu para 77 anos, sendo 80,5 anos para a população feminina e 73,6 anos para os homens. O fato é que os brasileiros vêm ganhando mais tempo para envelhecer. Em 1940, a expectativa de vida ao nascer era apenas de 45,5 anos. Hoje, vivem em média 31,5% a mais do que em meados do século passado.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o Brasil tenha quase 90 milhões de idosos em 2050. E para que envelhecer não signifique estar excluído das evoluções tecnológicas, é fundamental planejar e executar projetos para que os idosos possam acompanhar e fazer parte das transformações do mundo globalizado e digital.
(Disponível em: https://g1.globo.com.)
Texto III

Produza uma dissertação, com base nos textos motivadores, tendo como tema:
“Equidade digital no Brasil: implementação, processo e desafios”.
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(Fonte: Gabriela Buarque.
Responsabilidade civil e inteligência artificial – Os desafios impostos pela inovação tecnológica.)
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Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de …



