Antônio é auditor e está realizando uma auditoria para a empresa XR. No planejamento e na execução da auditoria, Antônio se deparou com uma recusa da administração em fornecer uma representação solicitada. Ele acredita que é razoável pensar que o documento omitido pela administração pode influenciar as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis como um todo. Porém, Antônio está em dúvida se deve levar em consideração tal recusa da administração na execução da auditoria.
De acordo com a NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria, a NBC TA 500 (R1) – Evidência de auditoria, bem como a situação hipotética, disserte sobre: quais os objetivos gerais do auditor e como podem ser obtidas evidências de auditoria e, ainda, porque elas se constituem de item essencial ao processo de auditoria. Antônio deveria considerar a recusa da administração como uma evidência de auditoria? Por quê?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 1.405/2012 e os Comunicados Técnicos de Auditoria (CTAs) subsequentes estabelecem diretrizes e orientações específicas para os auditores independentes no contexto das Sociedades supervisionadas pela SUSEP. Tais documentos refletem a complexidade e a especificidade do ambiente regulatório e dos critérios de
transparência do mercado segurador.
Elabore um ensaio dissertando sobre o seguinte tópico:
Integração e evolução dos CTAs: considerando os três CTAs (15, 17 e 31), comente sobre a evolução das diretrizes e normativas de auditoria para as entidades supervisionadas pela Superintendência De Seguros Privados (SUSEP). Como tais documento…
Em determinada auditoria perante uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), o auditor evidencia que a instituição auditada não está adotando plenamente as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) em suas práticas contábeis, bem como registra os lançamentos contábeis com base no princípio da competência, significando que na determinação do resultado são computadas receitas, adições e variações positivas auferidas no mês, independentemente de sua efetiva realização, como também despesas, deduções e variações negativas incorridas no mês correspondente.
Considerando a situação hipotética, discorra sobre os tópicos a seguir:
a) Em quais situações a EFPC poderia se eximir de seguir …
O caso da suspeita de fraude em instituição financeira
Um auditor independente assumiu a condução da auditoria independente em uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e, ao analisar as transações e os registros financeiros, se deparou com uma situação complexa: detectou transações suspeitas e irregularidades com evidências significativas que indicam uma possível fraude financeira.
O fato constitui-se em uma situação grave e, preocupante, podendo causar sérias implicações legais e financeiras. Entretanto, para apuração e investigação adequadas torna-se necessária a quebra do sigilo bancário.
Considerando o contexto apresentado, disserte sobre os se…



