Você é um professor de Educação Física em uma escola da cidade que recebeu um novo aluno, Pedro, o qual possui mobilidade reduzida devido a uma condição congênita. Pedro utiliza cadeira de rodas para se locomover e, por isso, enfrenta algumas limitações na participação em atividades físicas e esportivas tradicionais.
Com base no caso apresentado, responda ao que se pede:
a) descreva como você adaptaria as atividades para permitir que Pedro participe das aulas ativamente;
b) explique a importância do envolvimento de todos os alunos nessa adaptação e a importância da valorização das habilidades individuais de Pedro;
c) comente a respeito de como você conduziria atividades de sensibilização com a turma, ressaltando os benefícios globais de uma abordagem inclusiva para todos os alunos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um calouro do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância enviou um e-mail para o analista de apoio pedagógico buscando informações acerca do estágio curricular obrigatório na Educação Infantil e como acontecerá. Explique, em forma de texto dissertativo, como acontecem os estágios na EAD.
O ensino de língua inglesa pautado em métodos pedagógicos tradicionais não tem dado conta do atual cenário de ensino. De acordo com Gallardo e Oliveira (2018), é imprescindível ao professor de língua inglesa dominar competências linguísticas e competências pedagógicas de forma que a formação crítica de tal professor seja eficaz. Explique o que vem a ser competência linguística e competência pedagógica no contexto de ensino de língua inglesa.
Um professor da área de Psicologia, em todo período letivo, reprova 70% dos acadêmicos matriculados em sua disciplina. Alguns alunos se organizam e fazem uma reclamação formal para a coordenação do curso e para a pedagoga do campus alegando que o professor não entregava plano de ensino, cronograma de atividades e as provas sempre eram surpresa. A coordenadora do curso, em parceria com a pedagoga, foi investigar, via sistema Plano Individual de Trabalho, se as afirmações dos acadêmicos correspondiam à realidade, e constou que sim. Assim, a partir do caso apresentado, discorra a respeito das duas funções didáticas, convergentes para a realização do ensino e da aprendizagem, que esse professor …



