Texto 8A5-I
A pandemia e o ensino remoto trouxeram à tona diversas discussões necessárias, mas que estavam caminhando lentamente, como a importância do uso efetivo dos recursos da internet na educação. Não podemos deixar de lado o que acontece nas redes, mantendo a escola como se estivesse em uma bolha, fora de toda a realidade que nos cerca e utilizando apenas conteúdos engessados e listados burocraticamente em planos de ensino.
Internet:<https://edocente.com.br> (com adaptações).
Texto 8A5-II
Os influenciadores digitais aparecem na pesquisa realizada na Bienal do Livro de São Paulo de 2022 como o principal indicador de leitura. TikTok, YouTube, Instagram e Facebook influenciaram 28% das pessoas no que se refere à indicação do que ler. O avanço é considerável quando comparado aos resultados da Bienal do Rio de 2019 (13%) e da Festa Literária das Periferias (FLUP) (5%). Em 2022, mais de 60% das pessoas entre 10 e 29 anos de idade citaram como indicadores de livros influenciadores digitais, que, em 2019, apareciam com baixos percentuais. A média de livros lidos pelos frequentadores da Bienal do Livro de São Paulo é superior à média nacional. Em seis meses, quem participou do levantamento respondeu que leu 7 livros. Nacionalmente, o número cai para 2.
Internet:< https://www.cnnbrasil.com.br/> (com adaptações).
Texto 8A5-III

Tendo em vista que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto, respondendo ao seguinte questionamento:
O CONTATO COM AS REDES SOCIAIS AMPLIA OS SABERES DOS ALUNOS EM LÍNGUA PORTUGUESA?
Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
1 Posicione-se claramente sobre o questionamento em questão. [valor: 7,00 pontos]
2 Apresente exemplos que mostrem saberes em língua portuguesa afetados pelo contato com as redes sociais. [valor: 7,25 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 8A5-I
A pandemia e o ensino remoto trouxeram à tona diversas discussões necessárias, mas que estavam caminhando lentamente, como a importância do uso efetivo dos recursos da internet na educação. Não podemos deixar de lado o que acontece nas redes, mantendo a escola como se estivesse em uma bolha, fora de toda a realidade que nos cerca e utilizando apenas conteúdos engessados e listados burocraticamente em planos de ensino.
Internet:<https://edocente.com.br> (com adaptações).
Texto 8A5-II
Os influenciadores digitais aparecem na pesquisa realizada na Bienal do Livro de São Paulo de 2022 como o principal indicador de leitura. TikTok, YouTube, Instagram e Facebook influenciaram 28% …
A opinião de educadores sobre o uso do celular em sala de aula pode variar de acordo com o contexto cultural, a idade dos alunos, o tipo de educação e objetivos pedagógicos. A seguir, são
apresentados alguns argumentos de especialistas.
- Potencial para distração: o uso indiscriminado de celulares em sala de aula pode levar a distrações, prejudicando o aprendizado e a participação dos alunos nas atividades escolares.
- Impacto no desempenho acadêmico: o uso excessivo de telefones celulares pode interferir negativamente no desempenho acadêmico, especialmente quando os alunos o utilizam para fins não relacionados ao estudo durante as aulas.
- Ferramenta educacional: alguns especialistas acreditam q…
A BNCC do ensino fundamental para os anos iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outr…



