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Q238662 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2023
Órgao: SEDUC Recife - Secretaria de Educação do Município de Recife
Cargo: Professor

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Apesar das diferentes ênfases que formam as especificidades de suas teorias, Paulo Freire e Milton Santos se encontram em diversos aspectos, já que ambos trazem às suas análises esse movimento permanente, em que o espaço forma os sujeitos, mas também os sujeitos formam e participam das relações que constituem o espaço. O lugar é uma das escalas de maior dimensão das ocorrências espaciais e é também nesse lugar que se vislumbra o subespaço da escola como uma forma de convivência que nos apresenta potências.

SILVA, PINTO. Diálogos entre Paulo Freire e Milton Santos na formação de professores de Geografia. 2020 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador, redija um texto acerca das abordagens teórico-metodológicas no ensino da geografia, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.

1 Discorra sobre a categoria lugar na geografia escolar. [valor: 4,25 pontos]

2 Estabeleça relações entre a alfabetização cartográfica e a geografia escolar. [valor: 5,00 pontos]

3 Explique a importância do uso do mapa mental como recurso didático. [valor: 5,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaCebraspe (Cespe)

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1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]

2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].

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