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Ano
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Q238659 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2023
Órgao: SEDUC Recife - Secretaria de Educação do Município de Recife
Cargo: Professor

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A arte possibilita a manifestação singular da criança como indivíduo, como ser participante no mundo coletivo, de maneira significativa. Afinal, a arte, por meio da sua poética, comunica e inspira a todos que dela se utilizam e(ou) a admiram. No presente momento histórico, a criança convive com as mais variadas imagens, músicas, danças, expressões corporais etc. e tem suas impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com o próprio fazer. Esse fazer envolve a questão da poética própria da criança na idade que se encontra e suas experiências vivenciadas.

C. Kudiess. A construção poética e o processo criativo infantil.
In: A. Dutra (org.). O ensino das artes visuais: mapeando o processo
criativo. Santa Maria: Editora UFSM, 2008 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito do seguinte tema.

COMO PLANEJAR O ENSINO DE ARTES A FIM DE INCENTIVAR AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS DOS ESTUDANTES?

Em seu texto, posicione-se claramente em relação à pergunta constante no tema [valor: 1,25 ponto] e aborde os seguintes aspectos:

1 vivências e experiências artísticas que podem ser propostas no planejamento das aulas de artes; [valor: 6,50 pontos]

2 relevância de favorecer espaços para produções autorais dos estudantes nas aulas de artes. [valor: 6,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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