Considerando o papel fundamental exercidos pelos partidos políticos na democracia moderna e os ditames advindos da ciência política, redija um texto dissertativo conceituando partido político, abordando ainda sua evolução sociojurídica e a classificação de Max Weber quanto à realidade partidária.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A crescente intensificação dos fluxos migratórios internacionais, motivada por fatores econômicos, ambientais e humanitários, desafia os Estados a desenvolverem políticas públicas que conciliem acolhimento, integração e segurança. No Brasil, a Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017) e instrumentos internacionais ratificados pelo país estabelecem direitos e deveres a migrantes, refugiados e apátridas, buscando harmonizar a proteção humanitária com o enfrentamento de ilícitos associados aos deslocamentos. Nesse cenário, o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes configuram graves violações de direitos humanos, demandando atuação coordenada entre órgãos estatais e organismos internacionais.
Leia o trecho a seguir, extraído do artigo “A contribuição da Cepal às teorias do desenvolvimento latino-americano: dependência, industrialização e desigualdade” (Revista Brasileira de Economia, 2017):
“A Cepal consolidou, nas décadas de 1950 e 1960, um diagnóstico crítico do modelo de inserção periférica da América Latina no sistema internacional, destacando o fenômeno da ‘deterioração dos termos de troca’, a superexploração da força de trabalho e as limitações estruturais ao crescimento autônomo. Suas propostas incluíram a industrialização por substituição de importações como via para romper o ciclo de dependência e vulnerabilidade externa, além da defesa de reformas estruturais para promo…
A articulação entre política externa e política de defesa no Brasil.
De acordo com o Ministério da Defesa do Brasil: “as políticas externa e de defesa são complementares e indissociáveis. A manutenção da estabilidade regional e a construção de um ambiente internacional mais cooperativo, de grande interesse para o Brasil, serão favorecidas pela ação conjunta do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, que devem aproximar suas áreas de inteligência e planejamento.”
Entretanto, historicamente essas duas políticas se desenvolveram de forma isolada, o que provocou uma baixa articulação ao longo dos anos, como destacam diferentes autores que, ora assinalam a existência de um d…



