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Q228187 | Economia e Finanças Públicas
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEN - Senado Federal
Cargo: Consultor Legislativo - SEN
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática90 linhas

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O Poder Executivo editou uma lei que define em um de seus artigos o objetivo do Banco Central do Brasil (BCB) em assegurar a estabilidade dos preços, mas, ao mesmo tempo, fomente o pleno emprego, em linha com o Art. 1º, parágrafo único, da Lei Complementar nº 179 de 2021 (LC 179). No parágrafo do artigo dessa lei editada, a União define que deve haver regulamentação da forma como será atingido o pleno emprego pelo BCB.

Logo após a publicação da lei, o Presidente da República edita Decreto que define em seu Art. 1º que o objetivo do BCB deve ser de perseguir o pleno emprego, sem comprometer a estabilidade de preços. No Art. 2º define que a taxa SELIC definida pelo BCB não poderá ultrapassar um teto de 10% a.a., como forma de se assegurar a busca do pleno emprego.

|O Senador João da Silva analisa o decreto e concluiu que o Art. 2º extrapola o poder regulamentar definido na lei supramencionada, além de violar a autonomia do BCB assegurada na LC 179. Por tal razão, decidiu apresentar um projeto de decreto legislativo visando à sustação do Decreto que exorbitou do poder regulamentar.

Apresente a JUSTIFICAÇÃO dessa proposição legislativa, do ponto de vista de seu mérito econômico, que aborde as seguintes causas estruturais das taxas básicas de juros elevadas no país:

a) baixa poupança doméstica e suas razões;

b) baixo comprometimento fiscal pelos governantes e dominância fiscal;

c) oferta de crédito público;

d) concentração do mercado bancário;

e) preços administrados;

f) credibilidade do BCB.

Obs.: é necessário explicar a relação de cada uma dessas causas com a taxa de juros, descrevendo os canais de transmissão.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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