sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q228075 | Direito Educacional e Tecnológico
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEN - Senado Federal
Cargo: Consultor Legislativo - SEN
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática90 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

O Senador X apresentou Projeto de Lei Complementar dispondo sobre a instituição do Sistema Nacional de Ampliação da Jornada Escolar no âmbito do Programa Contraturno Vírtual (PROCONVIR) para o ensino fundamental. Eis os termos dessa proposição:

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº — –—-, DE 2022

Institui o Sistema Nacional de Ampliação da Jornada Escolar no âmbito do Programa Contraturno Virtual para o Ensino Fundamental (PROCONVIR) e, nos termos do Art. 32, & 4º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.

O CONGRESSO NACIONAL decreta.

Art. 1º — Esta Lei Complementar institui o Sistema Nacional de Ampliação da Jornada Escolar no âmbito do Programa Contraturno Virtual para o Ensino Fundamental (PROCONVIR), nos termos do Art. 32, 54º e o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em matéria educacional.

Parágrafo único. O Sistema Nacional de Ampliação da Jornada Escolar no âmbito do Programa Contraturno Virtual para o Ensino Fundamenta! (PROCONVIR) compreende a articulação colaborativa dos sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de acordo com as normas legais que regem a educação nacional e as normas de cooperação de que trata esta Lei Complementar, visando ao alinhamento e harmonia entre as políticas, programas e ações das diferentes esferas governamentais na área da educação.

Art. 2º — O Sistema Nacional de Ampliação da Jornada Escolar no âmbito do Programa Contraturno Virtual para o Ensino Fundamental (PROCONVIR) será organizado com base nos princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988.

Art. 3º-O Programa Contraturno Virtual para o Ensino Fundamenta! (PROCONVIR) tem como objetivos:

I — universalizar o acesso à educação básica e garantir o seu padrão de qualidade;
II — contribuir para a erradicação do analfabetismo, por meio do desenvolvimento de cursos de ensino fundamental integralmente oferecidos na modalidade à distância;
III — cumprir os Planos de Educação em todos os níveis da federação;
IV —criar o setor de ampliação da jornada escolar, no âmbito da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC);

V — garantir adequada relação de número de alunos por equipamento educacional, turma, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, por meio do estabelecimento de sistema de rodízio escolar semanal de frequência presencial;

Art. 4º —No âmbito do PROCONVIR, caberá à Secretaria de Educação Básica (SEB):

I — coordenar o PROCONVIR e a formulação da política nacional de ampliação da jornada escolar, por meio da criação de Secretaria Especial para a implementação do programa;
II – executar as ações do PROCONVIR no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios;
III — articular os diferentes níveis e sistemas de ensino, inclusive as políticas de desenvolvimento de Educação de Jovens e Adultos em nível fundamental, da alfabetização aos anos finais do ensino fundamental à distância,

Art. 5º — No âmbito do PROCONVIR, os Municípios têm função de criar base infraestrutural, na forma de núcieos de acessibilidade vírtual, para acolhimento de estudantes comprovadamente sem acesso direto a tecnologias de informação e comunicação em seus domicílios, por meio de aplicação de recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme previsto nos artigos 70 e 71 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.

Elabore PARECER a respeito dessa proposição legislativa, na condição de relator na comissão competente no âmbito do Senado Federal, dispensada a apresentação de relatório.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Educacional e Tecnológico
BancaFGV

A cooperação entre universidade, sociedade civil e Estado representa uma ponte vital para tornar a pesquisa acadêmica não apenas produtora de conhecimento, mas instrumento de transformação social concreta. Quando universidades abrem seus espaços para dialogar com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos, elas elevam não só o impacto de suas pesquisas, mas também fortalecem a legitimidade democrática das políticas públicas. Essa articulação promove inovações, amplia a participação cidadã, gera soluções contextualizadas para problemas reais e contribui para que os recursos públicos sejam aplicados com mais eficácia, equidade e aderência às demandas locais.

Além d…

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação atua pela implementação e defende um Sistema Nacional de Educação (SNE) que promova a cooperação federativa e o regime de colaboração em matéria educativa. Ele deve ser pautado pela implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e pelo Custo Aluno-Qualidade (CAQ), tal como propõem as Conferências de Educação (Coneb, Conae 2010 e 2014) e de acordo com o previsto na Lei 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

De quem é a responsabilidade?

O Brasil vive sob um sistema federativo: a fim de garantir os direitos constitucionais de todas(os) as(os) cidadãs(ãos), União, o Distrito Federal, estados e municípios dividem atribuições e par…

Para desenvolver esta questão, considere o seguinte projeto (fictício) de pesquisa de um órgão da Administração Pública Brasileira:

Título

Compras públicas digitais e desempenho das contratações no CNMP: evidências quase-experimentais (2019–2025)

Resumo

Este projeto investiga os efeitos da adoção de processos digitais de compras públicas no desempenho das contratações do CNMP entre 2019 e 2025. Avaliamos se a digitalização reduz o tempo de contratação, amplia a competição (número de proponentes), melhora a economicidade (desconto sobre o valor estimado) e diminui eventos críticos (desertos/fracassos). O desenho é quase-experimental, usando diferenças-em-diferenças (DiD) e estudo de eventos, …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários