A Reforma Trabalhista, implementada por meio da Lei nº 13.467/2017, de 13 julho de 2017, alterou diversos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da Lei da Terceirização (Lei nº 6.019/1974). Com essa Reforma, foi possível flexibilizar e ampliar as modalidades de contratação, permitindo a modernização da legislação trabalhista vigente frente às mudanças contemporâneas do mercado de trabalho.
Algumas das principais medidas implementadas pela reforma acima mencionada são:
1. Criação ou alteração de diversos tipos de contrato de trabalho (tempo parcial, intermitente, autônomo e terceirização):
1.1. Tempo parcial: duas modalidades de contratação.
1.2. Intermitente: empregado fica disponível ao empregador durante o período contratado, sendo chamado ao trabalho nos dias e horários que o primeiro o contatar e remuneração definida por valor da hora do trabalho.
1.3. Autônomo: poderá prestar serviços de forma contínua ou não, com ou sem exclusividade, mas de natureza eventual.
1.4. Terceirização: expande a terceirização para as atividades principais (fim) da sociedade empresária, asseguradas as mesmas condições de trabalho dos empregados da contratante.
2. Alteração de direitos e deveres entre empregador e empregado:
2.1. Contabilização do tempo entre residência e local de trabalho como jornada de trabalho: deixou de ser contado.
2.2. Homologação de rescisão contratual: revogação da necessidade de homologar a rescisão de contrato no sindicato ou Ministério do Trabalho, quando o tempo de serviço era maior do que um ano.
2.3. Convenções e acordos coletivos: passam a ter força de lei quando estes dispuserem sobre: pacto quanto à jornada de trabalho, banco de horas, intervalo intrajornada, Programa Seguro-Emprego (PSE), plano de cargos, salários e funções, teletrabalho, participação nos lucros e resultados da empresa etc.
Assim, à luz da teoria de Economia do Trabalho, elabore uma dissertação que contemple os itens a seguir.
a) As medidas do item 1 que afetam a geração de empregos formais vis a vis informais e o tempo médio de procura por emprego por desempregados. (Obs.: a resposta pode ser dada considerando o conjunto de medidas como um todo e não necessariamente cada uma de forma isolada).
b) Os efeitos que existiam, antes das medidas do item 2.1. serem implementadas, da oferta de transporte pelas sociedades empresárias para seus empregados e sobre a oferta salarial.
c) O efeito da medida do item 2.2. sobre a rotatividade da mão de obra e como ela afeta a produtividade.
d) O efeito da medida do item 2.3 sobre as contratações e os salários.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria trabalhou em uma sociedade empresária de 2015 a 2024, quando foi dispensada sem justa causa, ocasião em que recebia o salário fixo de R$ 3.000,00 (três mil reais) mensais. A sociedade empresária marcou uma data para o pagamento das verbas devidas, no prazo fixado na CLT.
Ao comparecer para o recebimento, Maria verificou que no seu Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) havia um desconto de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), justificado como “prejuízo à empresa”. Maria questionou a situação e foi informada que a subtração era pela compensação de uma máquina que, por distração, foi inutilizada por Maria, sendo que havia a previsão em seu contrato de trabalho de desconto…
Cláudio e Henrique trabalham para o mesmo empregador, um grande restaurante localizado em Campo Grande/MS. O restaurante tem 65 empregados entre cozinheiros, auxiliares de cozinha, barmans, subgerentes, gerentes, caixas e auxiliares de limpeza. Cláudio foi contratado como auxiliar de cozinha e Henrique, como garçom.
Ocorre que, na prática, Cláudio, além da função de auxiliar de cozinha, também exerce as funções de cozinheiro, caixa e barman, de forma regular e diária. Já Henrique, na prática, exerce apenas a função de gerente, coordenando os demais garçons, resolvendo os problemas com os clientes, montando a escala de serviço e concedendo as férias aos empregados. Cláudio e Henrique não tive…
O sindicato dos empregados na indústria têxtil e o sindicato dos empregadores não chegaram a um acordo em sede de negociação coletiva, e estão de comum acordo em judicializar a questão. Assim, encontra-se ainda em vigor a convenção coletiva anterior, cujo termo final se aproxima.
O sindicato dos empregados, desejando ver mantidas as conquistas da categoria sem solução de continuidade e com previsão em eventual nova norma coletiva, consulta você, como advogado(a), sobre os itens a seguir.
A – A fim de atender ao interesse da categoria dos empregados, admitindo a hipótese de total inviabilidade de consenso na negociação coletiva, nos termos do enunciado, afastada a possibilidade de Prote…



