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Q225847 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CM Bady Bassit - Câmara Municipal de Bady Bassit
Cargo: Secretário

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Texto 1

Comerciantes do Centro de Rio Preto estão realizando uma campanha para que os frequentadores do Calçadão não deem esmolas a pedintes e moradores de rua. Cartazes espalhados por lojas da região central, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio), pedem para encaminharem moradores de rua ao Albergue Noturno e à entidade em vez de contribuir com ajuda financeira.

“Quer ajudar? Não dê esmolas. Dar esmolas é criar uma falsa esperança. Dê chance à dignidade”, anunciam os cartazes, que trazem os telefones do Albergue Noturno e da Casa de Cirineu, abrigo para moradores de rua mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, da cidade de Jaci.

Segundo o Sincomercio, a campanha nasceu devido à alta demanda de pessoas em situação de rua que frequentam o Centro de Rio Preto. Segundo dados da Prefeitura, a população em situação de rua aumentou 11%, passando de 750 para 833 na cidade, do final de 2021 até abril de 2022.

“O objetivo é conscientizar a população que se solidariza com a situação para que as doações sejam destinadas aos órgãos específicos para este tipo de cuidados”, informou a entidade.

(Arthur Pazin. Empresários fazem ato ‘antiesmola’ para

reduzir moradores de rua no Centro de Rio Preto. www.diariodaregiao.com.br, 14.06.2022. Adaptado)

Texto 2

Dar esmola divide opiniões: ajuda quem precisa ou perpetua a pobreza? Caçar uma moedinha, escondida no fundo da bolsa, para entregar a alguém que pede na rua de uma grande ou pequena cidade: muita gente faz questão de ter esse ato de caridade com o próximo, enquanto outros tantos afirmam que dar esmola é uma forma de perpetuar a pobreza. Afinal, dar esmola ajuda quem precisa?

Muitas pessoas acreditam que não dar esmola é mudar toda uma cultura. Estudiosos defendem que o hábito de dar dinheiro vem da tradição católica, mas acabou ganhando força no país por meio da política. Não houve investimento na educação. No lugar disso, o Brasil seguiu com ações paliativas e programas assistenciais para enfrentar suas mazelas. Mesmo sendo eles pouco ou nada eficazes.

O filósofo Immanuel Kant era categórico quando o assunto era dar esmola. Segundo ele, ao dar dinheiro ao próximo, você transfere a resolução de um problema público para a esfera particular.

Com o tempo, é possível perceber que essa ação não faz uma diferença efetiva na vida de quem a recebe.

(Carmen Lucia. Dar esmola divide opiniões: ajuda quem precisa ou perpetua a pobreza? www.uol.com.br, 13.01.2022. Adaptado)

Texto 3

As pessoas devem ou não dar esmolas? Não se trata de questão nova. Entretanto, parece muito atual refletir sobre seu significado. Sem hesitar muito, manifesto-me a favor, apenas considerando meu direito de ser solidário.

É notório o aumento do número de miseráveis urbanos. Cada vez mais pessoas vivem na rua e da rua. Nesse espaço, as relações são marcadas pela desagregação, pelos conflitos e pela miséria.

O ato de dar esmola não pode ser entendido apenas como uma prática que estimula a dependência e a acomodação dos que a recebem ou que pode alimentar estratégias bem estruturadas de exploração de crianças por adultos, tornando-a uma atividade rentável.

A gravidade da situação social, que vem se aprofundando, exige uma definição clara de metas e prioridades e uma articulação mais sólida entre sociedade civil e Estado na implantação de soluções concretas de educação e geração de emprego e renda. Enquanto isso não acontece, a esmola cumpre ao menos a função de aplacar o constrangimento e diminuir nossa angústia.

(Pedro Jacobi. Paliativo possível. www1.folha.uol.com.br, 21.03.1998. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O ato de dar esmolas: entre perpetuar a pobreza e promover ajuda imediata


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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