Texto 1
Comerciantes do Centro de Rio Preto estão realizando uma campanha para que os frequentadores do Calçadão não deem esmolas a pedintes e moradores de rua. Cartazes espalhados por lojas da região central, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio), pedem para encaminharem moradores de rua ao Albergue Noturno e à entidade em vez de contribuir com ajuda financeira.
“Quer ajudar? Não dê esmolas. Dar esmolas é criar uma falsa esperança. Dê chance à dignidade”, anunciam os cartazes, que trazem os telefones do Albergue Noturno e da Casa de Cirineu, abrigo para moradores de rua mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, da cidade de Jaci.
Segundo o Sincomercio, a campanha nasceu devido à alta demanda de pessoas em situação de rua que frequentam o Centro de Rio Preto. Segundo dados da Prefeitura, a população em situação de rua aumentou 11%, passando de 750 para 833 na cidade, do final de 2021 até abril de 2022.
“O objetivo é conscientizar a população que se solidariza com a situação para que as doações sejam destinadas aos órgãos específicos para este tipo de cuidados”, informou a entidade.
(Arthur Pazin. Empresários fazem ato ‘antiesmola’ para
reduzir moradores de rua no Centro de Rio Preto. www.diariodaregiao.com.br, 14.06.2022. Adaptado)
Texto 2
Dar esmola divide opiniões: ajuda quem precisa ou perpetua a pobreza? Caçar uma moedinha, escondida no fundo da bolsa, para entregar a alguém que pede na rua de uma grande ou pequena cidade: muita gente faz questão de ter esse ato de caridade com o próximo, enquanto outros tantos afirmam que dar esmola é uma forma de perpetuar a pobreza. Afinal, dar esmola ajuda quem precisa?
Muitas pessoas acreditam que não dar esmola é mudar toda uma cultura. Estudiosos defendem que o hábito de dar dinheiro vem da tradição católica, mas acabou ganhando força no país por meio da política. Não houve investimento na educação. No lugar disso, o Brasil seguiu com ações paliativas e programas assistenciais para enfrentar suas mazelas. Mesmo sendo eles pouco ou nada eficazes.
O filósofo Immanuel Kant era categórico quando o assunto era dar esmola. Segundo ele, ao dar dinheiro ao próximo, você transfere a resolução de um problema público para a esfera particular.
Com o tempo, é possível perceber que essa ação não faz uma diferença efetiva na vida de quem a recebe.
(Carmen Lucia. Dar esmola divide opiniões: ajuda quem precisa ou perpetua a pobreza? www.uol.com.br, 13.01.2022. Adaptado)
Texto 3
As pessoas devem ou não dar esmolas? Não se trata de questão nova. Entretanto, parece muito atual refletir sobre seu significado. Sem hesitar muito, manifesto-me a favor, apenas considerando meu direito de ser solidário.
É notório o aumento do número de miseráveis urbanos. Cada vez mais pessoas vivem na rua e da rua. Nesse espaço, as relações são marcadas pela desagregação, pelos conflitos e pela miséria.
O ato de dar esmola não pode ser entendido apenas como uma prática que estimula a dependência e a acomodação dos que a recebem ou que pode alimentar estratégias bem estruturadas de exploração de crianças por adultos, tornando-a uma atividade rentável.
A gravidade da situação social, que vem se aprofundando, exige uma definição clara de metas e prioridades e uma articulação mais sólida entre sociedade civil e Estado na implantação de soluções concretas de educação e geração de emprego e renda. Enquanto isso não acontece, a esmola cumpre ao menos a função de aplacar o constrangimento e diminuir nossa angústia.
(Pedro Jacobi. Paliativo possível. www1.folha.uol.com.br, 21.03.1998. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
O ato de dar esmolas: entre perpetuar a pobreza e promover ajuda imediata
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models ou LLMs) são um tipo de modelo de Inteligência Artificial (IA) criado para entender e gerar textos. Esses modelos são treinados em grandes volumes de dados da internet, aprendendo padrões sobre como as palavras e frases são comumente usadas juntas. O ChapGPT é um exemplo de LLMs.
(Data Science Academy. “O que são Large Language Models (LLMs)”. https://blog.dsacademy.com.br, 19.06.2023. Adaptado.)
Texto 2
Roberto Pearl, professor da Escola de Medicina de Stanford e ex-diretor da Kaiser Permanente, grupo de médicos dos Estados Unidos com mais de 12 milhões de pacientes, defendeu o uso do ChatGPT por parte dos profissionais…
TexTo 1

TexTo 2
Mais de 60% dos municípios brasileiros não atingiram no ano de 2023 a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde, quando considerados os imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida. Ainda que o total de cidades no país que alcançou o índice tenha saltado de 1 745 em 2022 para 2 100 no último ano — de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 5 568 municípios espalhados por todo o território —, os números mostram-se aquém do necessário.
Desde 2016, as coberturas de todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em queda. A situação é preocupante, uma vez que surtos de doenças …
Texto 1
Nos últimos anos, grandes empresas do mundo da moda têm faturado bilhões com um novo padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados de uma forma mais rápida – a tão conhecida fast fashion.
Um exemplo desse novo momento de rapidez e roupas descartáveis é a chinesa Shein, que aproveitou as mídias sociais durante a pandemia e caiu no gosto do público jovem com preços baixos, entregas rápidas e tendências usadas por influenciadores digitais.
Reportagem de um jornal britânico mostra que a empresa saiu de uma receita de US$ 2 bilhões em 2018 para US$ 15,7 bilhões em 2021, com um marketing agressivo, descontos constantes e com tempo limitado. A ide…



