A gestão de risco em investimentos sempre foi um processo primordial para a boa governança. Essa necessidade ficou ainda maior diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que tornou os processos mais acelerados. O risco “é a probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados”. Assim, ao se estabelecer uma estratégia de investimento, fica clara a importância da separação dos riscos: aquele que pode ser diversificado pelos investidores e aquele que não pode.
Considerando o texto acima de carácter exclusivamente motivador, redija, de forma fundamentada, um texto a respeito das estratégias de investimentos, abordando os seguintes aspectos:
1) Defina fronteira eficiente e ativo livre de risco. [valor: 4,00 pontos]
2) Explique as razões para a redução do efeito da diversificação na carteira eficiente. [valor: 4,00 pontos]
3) Descreva a relação entre carteiras eficientes e CAPM. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria, de 30 anos de idade, servidora pública federal desde 2011, atualmente recebe R$ 20 mil, o que equivale a cerca de 20 salários mínimos mensais. Em janeiro de 2019, ela aderiu ao plano de previdência da FUNPRESP, pois estava preocupada com o déficit da previdência social no Brasil, com a perda de valor real do benefício no decorrer dos anos e com as novas regras introduzidas pela Reforma da Previdência Social, que exigem do contribuinte maior tempo de contribuição e maior idade para alcançar o direito a aposentadoria integral.
Considerando a situação hipotética acima, redija um texto atendendo ao que se pede a seguir.
1 Cite e defina os regimes de previdência existentes no Brasil [valor…
A gestão de risco nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) sempre foi um processo primordial para a boa governança. Essa necessidade ficou ainda maior diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que tornou os processos mais acelerados. O risco “é a probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados”. Assim, ao se estabelecer uma estratégia de investimento, fica clara a importância da separação dos riscos: aquele que pode ser diversificado pelos investidores e aquele que não pode.
Considerando as informações apresentadas acima, discorra s…
A gestão eficiente de investimentos requer por parte do aplicador um entendimento claro de algumas premissas, tais como: horizonte de investimento, objetivos, limitações orçamentárias e tolerância ao risco. A combinação desses fatores, e nunca apenas um de maneira isolada, é que definirá a estratégia de investimento apropriada, na qual a alocação de Investimentos é uma peça-chave.
Assim, uma empresa está avaliando três diferentes tipos de investimentos, que foram classificados como independentes e sem restrição orçamentária. Para isso, na avaliação do risco do investimento, a empresa estimou a taxa interna de retorno e o coeficiente beta, observando os seguintes dados:
| Investimento | E (TIR… |



