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Ano
Nível de escolaridade
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Q213382 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2021
Órgao: Pref Várzea Paulísta - Prefeitura Municipal de Várzea Paulista
Cargo: Agente de Gestão

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TEXTO 1

Muitos jovens acreditam que o vestibular é a maior barreira que enfrentarão em sua vida escolar. No entanto, uma vez conquistada a vaga num curso de graduação, surgem desafios inesperados, que podem desestabilizar o equilíbrio emocional e psíquico dos estudantes: o nível de exigência de algumas disciplinas, o volume de leitura e trabalhos, a adaptação fora da casa dos pais e as dúvidas quanto ao futuro são alguns deles.

De acordo com a psicóloga Débora Menezes da Silva Motta, do Setor de Apoio Psicopedagógico e Inclusão, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, um aspecto que favorece o desequilíbrio emocional dos universitários é o fato de eles estarem chegando cada vez mais novos ao ensino superior. “Eles chegam com 17, 18 anos e com 20, 21 estão se formando. Parece que são imaturos, com mais dificuldade de lidar com as frustrações e com a pressão do que as gerações anteriores”, analisa.

(Marta Avancini. Alunos de ensino superior enfrentam ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos,
https://revistaensinosuperior.com.br, 03.04.2019. Adaptado)

TEXTO 2

Conforme pesquisa da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, no Brasil), publicada em 2019, pelo menos 83% dos estudantes de universidades federais brasileiras já enfrentaram alguma questão de ordem emocional – aumento de 3% em relação ao mesmo estudo realizado em 2016.

Ansiedade, depressão e sensação de desamparo são situações recorrentes nos relatos de alunos. A ideia de suicídio passou de 4% em 2016 para 11% na pesquisa mais recente. Adversidades que envolvem todo o histórico de vivências dos alunos, acrescidas de um sobrepeso devido ao modelo acadêmico competitivo e que suscita a busca pela excelência em detrimento de um aprendizado saudável.

Segundo Thaís Sarmento, psicóloga da PRAE (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis) da UFRGS, “tanto a saúde quanto a doença mental em suas especificidades são multifatoriais, pois falam de acontecimentos de vida, da carga familiar que se transmite através de padrões de comportamento que aprendemos com a família e das condições de vida de um modo geral”.

Para a psicóloga, o que acontece é que o estresse acadêmico acaba sendo difícil de manejar para muitos estudantes, mas isso não significa que a universidade sozinha esteja causando o adoecimento. São esses conjuntos de vivências anteriores e presentes que acrescidos à tensão das demandas acadêmicas – tanto pelas características delas quanto pela dificuldade em administrá-las – contribuem para um maior sofrimento do jovem.

Para a professora Cristina Neumann, coordenadora da COMGRAD/Medicina, “o estudante é uma amostra da sociedade.

O aumento do sofrimento do universitário tem a ver com a sociedade também, há uma crise absurda no país”.

(Júlia Costa dos Santos. “Como enfrentar o adoecimento mental na universidade: conheça iniciativas de professores e alunos”,
https://www.ufrgs.br/, 10.10.2019. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O ADOECIMENTO PSÍQUICO NO MEIO UNIVERSITÁRIO:

ENTRE O EXCESSO DE EXIGÊNCIAS ACADÊMICAS

E O REFLEXO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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