Maria, Promotora de Justiça, recebeu, para parecer, os autos da ação de reparação de danos em que figuravam como partes X, criança representada por seus pais, e Y, conhecido apresentador de programa televisivo. De acordo com os autos, Y, no exercício de sua liberdade de expressão, teria ofendido a honra de X. Uma das partes argumentava que a ponderação dos interesses em disputa, à luz dos circunstancialismos fáticos e jurídicos subjacentes ao caso, dava-lhe razão, enquanto a outra aduzia que o potencial expansivo do seu direito a situava no plano da juridicidade.
Para se posicionar sobre a questão, Maria decidiu se debruçar sobre a teoria dos direitos fundamentais, de modo a compreender a base teórica dos argumentos apresentados por cada uma das partes. Para tanto, iria considerar a forma como devem ser delineadas as normas constitucionais, que lastreiam direitos fundamentais, considerando o tratamento teórico a ser dispensado a eventuais restrições ao seu alcance.
Indique as teorias de direitos fundamentais a serem consideradas por Maria e o alicerce estrutural de cada qual, abstendo-se de considerações em torno do critério de proporcionalidade.
RESPOSTA OBJETIVAMENTE JUSTIFICADA.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Imagine a seguinte situação hipotética:
João precisa fazer um empréstimo e, para isso, a empresa precisa consultar seus dados de crédito. Entretanto, ao solicitar tais dados, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em questão se negou a informá-los.
A partir da situação acima, responda de maneira fundamentada aos questionamentos a seguir:
O que é o Habeas Data? João pode solicitar um Habeas Data à Justiça para ter acesso aos seus dados de crédito presentes no banco de dados do SPC? Justifique.
Quais são as características fundamentais do remédio constitucional Habeas Data?
Uma mulher estrangeira tornou-se apátrida por motivo de legislação restritiva vigente no seu país de origem. Por almejar uma situação de vida digna, ingressou clandestinamente em território brasileiro, onde viveu em anonimato durante muitos anos, até que, já idosa, adoeceu gravemente, ficando em condição de vulnerabilidade existencial.
Diante desse quadro tático, pergunta-se: de acordo com princípios que regem o Brasil nas relações internacionais, existe fundamentação no ordenamento constitucional que possibilite adoção de medidas de proteção àquela pessoa, garantindo-lhe acesso ao Sistema Único de Saúde e a recursos financeiros mínimos de subsistência?
Aborde sobre as garantias e vedações impostas aos membros do Ministério Público e discorra sobre a competência e a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).



