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Ano
Nível de escolaridade
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Q212582 | Pedagogia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: Pref SP - Prefeitura Municipal de São Paulo
Cargo: Professor

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As crianças de uma turma do Infantil II estavam observando o céu. A professora questionou o motivo da observação, e as crianças responderam que estavam “vendo o sol ir embora”. A partir dessa escuta, a professora, juntamente com sua turma, desenvolveu um projeto sobre o pôr do sol, que se desdobrou no conhecimento sobre o sistema solar. O registro da professora sobre esse trabalho apresentou desde o primeiro questionamento dos alunos até desenhos sobre as hipóteses das crianças, fotos do processo, material de pesquisa de livros e internet e escrita de um texto coletivo, tendo a professora como escriba de todo o percurso vivenciado. Tal trabalho constituiu-se em uma rica experiência de documentação pedagógica, que serviu de tema de estudo nos momentos de reunião e formação da equipe docente da escola.

Adaptado de São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. SME/COPED, 2019, p. 147.

O relato descreve uma forma de pensar e organizar o trabalho pedagógico, tendo como base o conceito de documentação pedagógica, sistematizado pelos estudos de Maria Carmem Silveira Barbosa, Ana Lucia Goulart de Faria e Suely Amaral Mello. Com base no relato e na obra Documentação Pedagógica: teoria e prática (2017) das educadoras citadas, responda aos itens a seguir.

1. Cite quatro formas de registro que não sejam de autoria exclusiva da professora.

2. Explique as relações estabelecidas entre o conceito de documentação pedagógica e o de registro.

3. Descreva o papel do educador e o da criança no processo de documentação pedagógica.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaFGV

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São inúmeras e diversificadas as respostas dadas a essa pergunta. Alguns consideram o currículo escolar distante da realidade do mundo de hoje, outros acham mais importante preparar profissionalmente o aluno, outros pensam que muitas disciplinas deveriam ser eliminadas do currículo em prol de uma educação social que destacasse o convívio, os princípios da cidadania… Os professores, preparados especificamente para o ensino de sua disciplina se veem parcialmente desprezados com a desvalorização de seus conteúdos… Afinal, o que a escola deve ensinar?

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