Thereza trabalha em um hospital, e é responsável pela realização de Grupo de Sala de Espera. Esta semana, uma das participantes – Juliana –, ao constatar que outra integrante do grupo era transexual, recusou-se a chamá-la pelo seu nome social. Thereza pondera que não pode obrigar Juliana a fazer o que não deseja, e segue a reunião. Diante dessa situação:
a) O que preconiza a Resolução CFESS nº 845, de 26 de fevereiro de 2018?
b) Tendo em vista a Resolução acima, o Projeto Ético-Político do Serviço Social e os princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, avalie a conduta de Thereza.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sandra é a responsável pela seleção de estagiários de Serviço Social na instituição em que trabalha. Ao término da seleção deste ano, o jovem Márcio obteve o 1º lugar. Entretanto, Marli, a Chefe do Serviço Social, nega-se a convocar Márcio para assumir o estágio, reprovando-o. Sua justificativa é de que o estudante necessita fazer uso permanente de cadeira de rodas, e a instituição não possui espaço físico para a sua locomoção.
1. O que determina a Lei nº 13.146/2015 no que diz respeito à situação apresentada?
2. Com base na Resolução CFESS nº 992, de 22/03/2022, e nos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, avalie a conduta da Chefe do Serviço Social.
O estudo realizado em 2020 pela operadora de saúde Prevent Senior, com pacientes de covid-19, é o ponto de partida para a discussão sobre a ética nas pesquisas com seres humanos feita no episódio 78 do Outra estação, programa da Rádio UFMG Educativa. Na produção, professores das faculdades de Medicina e de Direito da UFMG abordam as possíveis infrações éticas cometidas pelos pesquisadores da operadora.
O programa também explica qual é a maneira correta de se conduzir pesquisas em saúde com seres humanos no Brasil, as legislações que regulamentam a prática e por que seguir essas regras é tão importante não apenas para quem participa do estudo, mas para toda a sociedade. O Outra estação també…
Ruas Visíveis
Você sabe o que é?
O Plano Ruas Visíveis é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o principal objetivo de enfrentar as vulnerabilidades sociais e promover a inclusão da população em situação de rua no Brasil.
Lançado em dezembro de 2023, o plano surge como uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a implementação das diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 7.053/2009, que regulamenta a Política Nacional para a População em Situação de Rua.
O Ruas Visíveis reúne 99 ações estratégicas, distribuídas em sete eixos prioritários, abordando questões essenciais como:
- Acesso a serviço…



