“O analfabetismo é um grande problema social em diversos países, onde muitos indivíduos, por razões diversas, não conseguiram adquirir um domínio adequado da leitura e escrita. Em situações em que essa habilidade é exigida, essas pessoas são prejudicadas e frequentemente excluídas. Mais recentemente, com o advento da Sociedade da Informação, em que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) se fazem cada vez mais presentes na vida dos indivíduos, vemos surgir um novo tipo de excluído: o excluído digital. Quando a pessoa não possui o domínio, ainda que mínimo, dos conhecimentos e habilidades necessários para a interação com essas tecnologias, isto se torna um fator de exclusão. A nossa atualidade exige que, além do domínio do ler e escrever, sejamos também letrados digitais.”
Adaptado de ARAÚJO, V. D. L.; GLOTZ, R. E. O. “O letramento digital
enquanto instrumento de inclusão social e democratização do
conhecimento: desafios atuais”. In: Revista Científica de Educação a
Distância. Vol. 2, nº 1, Jun/2009.
Com base no trecho citado e em seus conhecimentos sobre o assunto:
a) Descreva a distinção e as relações entre o letramento e o letramento digital.
b) Forneça um exemplo de conhecimento ou habilidade digital e uma situação de exclusão resultante do seu não desenvolvimento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O direito à diferença e a educação intercultural.
“Somos todos iguais ou somos todos diferentes? Queremos ser iguais ou queremos ser diferentes? Na atualidade motiva-nos muito mais, em nossa conduta, em nossas expectativas de futuro e projetos de vida compartilhada, o direito de sermos pessoal e coletivamente diferentes uns dos outros”. Esse é o principal desafio de uma educação em perspectiva intercultural.
A primeira característica da interculturalidade é a promoção deliberada da interrelação entre os diferentes grupos culturais presentes na sociedade. Nesse sentido, essa perspectiva se opõe tanto às visões que defendem a afirmação radical de identidades culturais específicas (diferenciali…
Uma das queixas mais recorrentes dos professores é a indisciplina dos estudantes, tanto quanto ao procedimento no ambiente do ensino quanto à própria organização de suas atividades. O que podem fazer o governo, as famílias e a escola para a redução desse problema?
Redija um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, sobre o tema, dando especial atenção aos argumentos apresentados em defesa das ideias expostas.
Leia os textos a seguir para responder à questão:
Texto I
CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS
Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:
I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]
CAPÍTULO X
DA PRÁTICA PROFISSIO…



