“O analfabetismo é um grande problema social em diversos países, onde muitos indivíduos, por razões diversas, não conseguiram adquirir um domínio adequado da leitura e escrita. Em situações em que essa habilidade é exigida, essas pessoas são prejudicadas e frequentemente excluídas. Mais recentemente, com o advento da Sociedade da Informação, em que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) se fazem cada vez mais presentes na vida dos indivíduos, vemos surgir um novo tipo de excluído: o excluído digital. Quando a pessoa não possui o domínio, ainda que mínimo, dos conhecimentos e habilidades necessários para a interação com essas tecnologias, isto se torna um fator de exclusão. A nossa atualidade exige que, além do domínio do ler e escrever, sejamos também letrados digitais.”
Adaptado de ARAÚJO, V. D. L.; GLOTZ, R. E. O. “O letramento digital
enquanto instrumento de inclusão social e democratização do
conhecimento: desafios atuais”. In: Revista Científica de Educação a
Distância. Vol. 2, nº 1, Jun/2009.
Com base no trecho citado e em seus conhecimentos sobre o assunto:
a) Descreva a distinção e as relações entre o letramento e o letramento digital.
b) Forneça um exemplo de conhecimento ou habilidade digital e uma situação de exclusão resultante do seu não desenvolvimento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em setembro de 2023, determinado deputado distrital apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa (AL), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos.
Fato 1: atualmente, a AL extrapolou o limite alerta de 90% da despesa total com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por estar calculando, de forma irregular, a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do seu cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a AL deixou de remeter e não tornou disponíveis ao TCE, para fins de registro, os atos de admissão e de ap…
Leia os textos a seguir para responder à questão:
Texto I
CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS
Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:
I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]
CAPÍTULO X
DA PRÁTICA PROFISSIO…
A tarefa de educar parece caber a muitos setores: ao governo, à escola e à família. No meio de todas as dificuldades do momento presente, o que cabe à escola e à família? É possível delimitar o espaço de cada uma delas?



