Nos últimos anos, o número de desastres que atingiram importantes espaços de preservação e memória brasileira vem aumentando, ocasionando perdas irreparáveis, como, por exemplo: os trágicos incêndios do Museu da Língua Portuguesa em 2015, o do Museu Nacional em 2018 e os da Cinemateca Brasileira em 2016 e 2021. O Museu Casa do Pontal foi inundado oito vezes, após fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro, em 2020. E, por fim, os ataques às sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro de 2023, danificando obras de arte e bens de valor inestimável.
O risco envolve uma situação de perigo, que pode ocasionar diversos níveis de perda e de efeitos negativos. O risco não está ligado apenas aos fatores físicos relacionados ao território, mas também aos fatores socioculturais e econômicos. A gestão de risco envolve diferentes áreas e campos de atuação e tem o objetivo de planejar medidas de prevenção, minimizar efeitos negativos e responder às situações de emergência, indicando medidas a serem tomadas durante e após as situações de desastres.
Quais são os agentes de risco que os museus e seus acervos podem enfrentar?
Que ações devem ser tomadas para o controle e o tratamento dos riscos?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino.”
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008, p. 14.
Com base no documento, responda aos itens a s…
De acordo com o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), sobre o trabalho em diversos museus, sejam científicos ou não, memoriais ou centros de memória, é necessário ter em mente questões técnicas relativas ao acervo.
Assim sendo, sem se deter na diversidade de objetos ou documentos, disserte sobre a formação, a documentação e o tratamento técnico de acervos museológicos.



