Leia os dois textos a seguir

Texto 2
O termo variação se aplica a uma característica das línguas humanas que faz parte de sua própria natureza: a heterogeneidade. A palavra língua nos dá uma ilusão de uniformidade, de homogeneidade, que não corresponde aos fatos. Quando nos referimos ao português, ao francês, ao chinês, ao árabe etc., usamos um rótulo único para designar uma multiplicidade de modos de falar decorrente da multiplicidade das sociedades e das culturas em que as línguas são faladas. Cada um desses modos de falar recebe o nome de variedade linguística. Por isso, muitos autores definem língua como “um conjunto de variedades” e substituem a noção da língua como um sistema pela noção da língua como um polissistema, formado por essas múltiplas variedades.
[…]
O exame minucioso de cada variedade linguística revela que ela tem sua própria lógica gramatical, é tão regrada quanto a língua literária idealizada, e serve perfeitamente bem como recurso de interação e integração social para seus falantes. Diante disso, um novo projeto de educação linguística vem se formando: é preciso ampliar o repertório e a competência linguística dos aprendizes, levá-los a se apoderar da escrita e dos muitos gêneros discursivos associados a ela, sem contudo desprezar suas variedades linguísticas de origem, valorizando-as, ao contrário, como elementos formadores de sua identidade individual e social e como patrimônio cultural do país.
(Adaptado de: BAGNO, Marcos. “Variação linguística”. In: Glossário CEALE. Disponível em: <https://www.ceale.fae.ufmg.br.> Acesso em: 16
set. 2022)
Supondo que um(a) professor(a) de Português se deparou com a tirinha de Djota (Texto 1) e decidiu usá-la para discutir a noção de variedade linguística com base na definição desse tema apresentada pelo linguista Marcos Bagno (Texto 2) com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, responda fundamentadamente:
a. O que seria a noção de língua como um “polissistema” e à qual noção ela se contrapõe?
b. Como ocorre a transformação da frase “O litro de leite e a massa de tomate estão no armário sob a pia” em “O lidileite e a mastumate tão dendapia”?
c. Como seria uma aula de Português baseada na visão de língua como um sistema e como seria uma aula baseada na visão de língua como um polissistema, destacando o impacto das diferenças para o ensino?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



