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Q206393 | Ciências Atuariais (Atuária)
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: TCE-ES - Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
Cargo: Auditor de Controle Externo - TCE-ES

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Uma entidade de previdência possui um plano de Benefício Definido com contas, contribuições e provisões individualizadas, adotando a forma de cálculo, individual, do benefício de aposentadoria programada em função das provisões e anuidades atuariais, devidamente observadas as premissas contratadas. Sabe-se que a aposentadoria não possui reversão a cônjuge ou filhos, mas possui crescimento exponencial real igual ao dos participantes ativos, ou seja, possui valor equivalente a uma renda atuarial variável em progressão geométrica crescente. Nesse plano, a contribuição é facultativa para participantes do plano a partir dos 55 anos, com direito a aposentadoria facultativa a partir dos 62 anos (sexo feminino) ou 65 anos (sexo masculino), e compulsória aos 75 anos (ambos os sexos).

Por simplificação, assuma que as contribuições e benefícios são pagos anualmente, não fracionados, sempre ao final de cada período coincidente com a data de aniversário do segurado.

Uma participante de 55 anos, do sexo feminino, possui hoje sua Provisão Matemática de Benefícios a Conceder calculada, individualmente, no valor de R$ 500.000,00. Ela optou por não contribuir mais para o plano a partir dos 56 anos, e por se aposentar aos 62 anos de idade, sua idade atual.

Diante das PREMISSAS ATUARIAIS, NOTAÇÕES ATUARIAIS E TÁBUA BIOMÉTRICA, conforme expostas a seguir, calcule para essa participante, em R$:

a) o maior valor de Provisão atingido (despreze os centavos, para arredondamento);

b) o valor devido da primeira aposentadoria programada (despreze os centavos, para arredondamento).

PREMISSAS ATUARIAIS:

  • Tábuas biométricas: AT-2000-Male (sexo masculino) e AT-2000-Female (sexo feminino);
  • Taxa de crescimento salarial (real) dos ativos: 1,923% ao ano (exponencial);
  • Taxa de juros atuariais: 6% ao ano na fase de contribuições e na fase de benefícios;
  • Fator de capacidade (determinação do valor real): 100%.

NOTAÇÕES ATUARIAIS:

  • x = idade do(a) participante;
  • qx = probabilidade de óbito entre x e x+1;
  • px = probabilidade de sobrevivência entre x e x+1;
  • ex = expectativa de vida completa aos x anos;
  • Dx e Nx são as comutações atuariais anuais de sobrevivência.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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