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Q205720 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: TCM-SP - Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Cargo: Auxiliar Técnico de Controle Externo
Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

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Texto 1

Segundo Nair de Souza Motta, a palavra “ética” pode ser definida como “um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social”. Ou seja, ética é a forma como o homem deve se comportar no seu meio social. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais da sociedade – como ser honesto, responsável, respeitar as leis e as normas. Ser ético é proceder bem, é não prejudicar o próximo.

(Thadeu Brenny Filho. “A moral, a ética e os conselhos de medicina”, https:// /www.crmpr.org.br/. Adaptado)

Texto 2

Seis em cada dez servidores públicos federais afirmam já ter observado um colega de trabalho agir de forma antiética.

Os dados são da pesquisa censitária sobre ética e corrupção no serviço público federal, divulgada em 2021. Relatos mais frequentes são de casos em que alguém se valeu do cargo público para obter vantagens para amigos ou parentes ou deixou de cumprir leis, normas ou regras. A maioria dos entrevistados afirmou conhecer os programas de denúncia que suas organizações mantêm para tentar inibir práticas antiéticas, contudo mais da metade do total de respondentes disse não se sentir segura para denunciar.

(Alex Rodrigues. “Seis em cada dez servidores já presenciaram atos antiéticos”.

https://agenciabrasil.ebc.com.br, 11.11.2021. Adaptado)

Texto 3

Mais de 90% das pessoas em geral não reportariam condutas antiéticas no ambiente profissional. Esse foi um dos resultados revelados em uma pesquisa realizada pelo CPDEC – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada, em parceria com o NEIT – Núcleo de Economia Industrial e Tecnologia da Unicamp, feita em 2015.

De acordo com o estudo, atitudes antiéticas não são reportadas porque as pessoas temem a retaliação por parte de colegas ou gestores (97%) e/ou acreditam que nenhuma ação corretiva será tomada (94%). Além dessas razões, o receio de que a confidencialidade não seja mantida é apontado por 92% dos respondentes, ainda que a empresa tenha ferramentas para que os funcionários comuniquem certas situações de forma anônima (o estudo mostrou que 66% das empresas disponibilizam tais mecanismos). Segundo especialistas, os dados evidenciam que apenas criar ferramentas desse gênero não é suficiente, porque, na prática, é preciso mais credibilidade nesse processo.

(CPDEC. “Maioria dos funcionários não reporta atitudes antiéticas, mostra

pesquisa do CPDEC”. http://cpdec.com.br, 13.04.2015. Adaptado)

Texto 4

Até décadas passadas, o comportamento antiético de gestores e de funcionários que utilizavam os serviços da empresa em benefício próprio era aceito sem maiores questionamentos. Utilizar veículo, combustível e motorista do serviço público para realizar tarefas particulares – como levar crianças a escolas – era tolerado porque era visto pela maioria das pessoas como parte das vantagens do cargo. Quem falasse alguma coisa, provavelmente, colocaria um ponto final nas próprias aspirações profissionais, pois passaria a ser visto como não confiável, um delator.

Atualmente, esse cenário está mudando. Hoje, as empresas já dispõem de código de ética e criaram sistemas que permitem denúncias anônimas. Entretanto, o que ainda falta, por parte dos funcionários, é exercício do dever de utilizar os canais de denúncia. Para se garantir o sucesso da instituição, é preciso despertar a consciência para o importante papel de cada empregado na defesa dos interesses da empresa. Essa consciência será a alavanca que dará a coragem necessária para se fazer denúncias contra atitudes antiéticas – como mentiras, fofocas, pequenos furtos, assédio moral –, as quais geram prejuízos financeiros e organizacionais às empresas e às pessoas.

(Maria Cristina G. de Souza. “Ética no ambiente de trabalho”. São Paulo: Elsevier, 2009. p. 21-23. Adaptado)

Texto 5

Em questionário respondido por funcionários da editora Abril, em uma pesquisa sobre a ética aplicada aos negócios, eles apontaram que “A base para o sucesso de qualquer negócio é a confiança no bom trabalho realizado. A postura ética e o tratamento imparcial são fundamentais para que se mantenha essa confiança, e a perda dessa pode representar o fim da instituição”. Praticar um comportamento ético, portanto, significa sabedoria preventiva de se antecipar consequências danosas aos negócios, como a perda da imagem positiva da empresa para a sociedade.

(Hugo D. Godinho, Gustavo F. Cambaúva, Alessandra P. Mak. “A Ética aplicada

para o sucesso nos Negócios”. http://sistema.semead.com.br. 2006. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Ato antiético de um colega de trabalho:
entre a necessidade de denunciar e os medos do denunciante.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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