Alberto é cidadão residente e domiciliado em Cuiabá/MT, sendo devedor de tributos estaduais regularmente constituídos na forma prevista no processo administrativo fiscal. Por sua vez, Carlos é Fiscal de Tributos Estaduais e após reunião com sua chefia, na qual foi apontada a necessidade de ampliar o volume de arrecadação do Estado, a fim de concretizar as políticas públicas, resolveu instalar um imenso banner em frente ao estabelecimento empresarial de Alberto, objetivando persuadi-lo a quitar seus débitos com o fisco. O referido banner dizia: “Senhor Alberto! Cumpra seu dever de cidadão de bem e pague os diversos débitos que possui com o Estado de Mato Grosso, sob pena de penhora de seus bens”.
Diante da situação, Alberto foi ao encontro de Carlos e o interpelou acerca de sua conduta, afirmando que essa além de lhe causar prejuízos de ordem moral caracterizaria o crime de excesso de exação. Carlos então respondeu que não havia nenhum problema em sua conduta, pois estaria apenas exercendo seu papel de servidor público, em efetivo exercício de dever legal, além disso realmente existiam diversos débitos para com a Fazenda Estadual, não se podendo falar no tipo penal apontado.
Considerando o conceito analítico bipartite de crime, bem como a situação narrada acima, redija um texto dissertativo abordando necessariamente os seguintes aspectos:
a) Quais são os elementos do conceito de crime? Explique-os.
b) Enumere as causas gerais excludentes da configuração de um crime.
c) Na situação narrada, existe o crime de excesso de exação? Carlos estaria acobertado por alguma causa geral excludente? Justifique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
obre o tema do sistema disciplinar no direito de execução penal, responda as perguntas a seguir de forma objetivamente fundamentada, à luz da Lei de Execução Penal, da principiologia constitucional e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
a) Como repercute o princípio da legalidade, levando em conta seus desdobramentos e princípios relacionados, sobre a definição das faltas disciplinares, na execução da pena privativa de liberdade?
b) Como repercute o princípio da humanidade sobre as sanções disciplinares em geral e em especial sobre a sanção de isolamento da pessoa presa?
c) A pessoa presa cumprindo sanção de isolamento disciplinar tem direito de sair ao pátio para banho de sol? Exp…
Em junho de 2018, João, nascido em 12 de agosto de 1997, tentou subtrair o telefone celular de Maria, mediante grave ameaça, consubstanciada no emprego de faca. Graças à intervenção de populares, o autor do fato fugiu sem levar qualquer pertence, não sendo localizado posteriormente. Em seguida, a vítima compareceu à Delegacia de Polícia, registrando o ocorrido. Deflagrado o inquérito policial, com a oitiva da ofendida e de testemunhas, as investigações não chegaram à conclusão quanto à autoria delitiva durante anos, sendo certo que atualmente o inquérito policial ainda está em andamento.
João, em julho de 2025, após descobrir uma grave doença, buscando se redimir sobre o seu passado delitivo…
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria X, celebrou contrato administrativo para fornecimento de equipamentos de informática destinados à modernização de um sistema interno de controle. A licitação, na modalidade pregão eletrônico, foi conduzida pelo pregoeiro R, servidor efetivo. A empresa vencedora, TechBrasil Ltda., apresentou proposta significativamente inferior à média de mercado.
Após denúncias anônimas enviadas à CGE-SP, instaurou-se procedimento de apuração preliminar, que identificou indícios de manipulação competitiva. O material foi encaminhado ao Ministério Público, dando origem a Inquérito Policial para apurar supostos crimes previstos nos arts. 337-E (frustraçã…



