Considere a seguinte situação hipotética:
João, inconformado de ter sido traído por sua esposa, Maria, dirigiu-se ao trabalho desta com intenção de matá-la. Quando a encontrou, ela estava acompanhada por outros colegas de trabalho, momento em que ele sacou sua arma, que portava legalmente, e realizou um disparo em direção a Maria. Em razão da má pontaria de João, o projétil acertou a cabeça de Leonardo, um idoso que estava no ambiente, tendo ele morrido imediatamente em decorrência do fato. Maria, contudo, saiu fisicamente ilesa da situação.
Com base nessa situação hipotética, responda aos questionamentos a seguir.
1 Qual(is) o(s) crime(s) praticado(s) por João?
2 Em que espécie de erro o agente incorreu?
3 Incide alguma agravante ou atenuante nessa situação?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante operação da Polícia Federal na fronteira, o investigado João foi surpreendido ingressando no país com mercadorias importadas sem o pagamento do imposto devido, configurando, em tese, o crime de descaminho (art. 334 do CP). O valor dos tributos iludidos nessa ocasião era baixo (inferior a R$ 5.000,00). Descobriu-se, porém, que João já respondeu a outros procedimentos pelo mesmo delito em anos anteriores, embora nenhum tenha transitado em julgado até o momento. A defesa alega a aplicação do princípio da insignificância dado o reduzido valor envolvido.
Com base no ordenamento jurídico e na jurisprudência consolidada pelo STF, responda de forma fundamentada aos questionamentos abaixo:
- A…
Às 2h da madrugada do dia 10/11/2024, durante plantão policial, compareceu a uma delegacia de polícia de determinado bairro da cidade de Fortaleza, Ceará, Alberto, com 62 anos de idade, ensanguentado, com marcas de violência no tórax e nos braços, extremamente nervoso e com a fala bastante embargada.
Segundo ele, João, ex-marido de Carla, atual companheira de Alberto, invadira a casa deste sem sua autorização, por volta das 22 h da noite anterior. João, visivelmente alcoolizado, havia-lhe proferido diversos palavrões e xingamentos, bem como feito ameaças, o que dera início a uma discussão acalorada. Em seguida, João passara a agredir a vítima, com socos e pontapés, o que chamara a atenção de…
No contexto da Operação Madeira Limpa, a Polícia Federal desarticulou um esquema de extração ilegal de madeira na Floresta Nacional do [Z] (sul do Pará), envolvendo um grupo criminoso organizado com atuação interestadual. Em 10/03/2025, foram apreendidos cerca de 200 m³ de toras de madeira extraídas ilegalmente e presos em flagrante vários integrantes, inclusive Carlos dos Santos, 40 anos, engenheiro florestal responsável técnico pelas atividades do grupo, empregado do empresário Ivan Pereira, 50 anos (apontado como líder do esquema). Carlos, primário e com reputação profissional ilibada até então, cooperou amplamente após sua prisão: confessou sua participação e forneceu detalhes sobre o mo…




Não haviam dados na questão para inferir tratar-se de feminicídio. O feminicídio é cometido exclusivamente pelo fato de a vítima ser mulher. Pensei na qualificadora por motivo torpe, no julgado, pensei no homicídio privilégiado. Mas esses dados a questão precisa trazer.