sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q197540 | Administração Geral e Pública
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: TCM-SP - Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Cargo: Auditor de Controle Externo

A-+=
novo
Salvar em caderno (12)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

O colaborador Antônio José da Silva, em função dos seus conhecimentos em Gestão de Riscos, foi convidado a participar do Planejamento Estratégico da empresa mineradora multinacional em que trabalha, para realizar uma comparação dessa empresa com outras empresas do mesmo setor. Ele deverá pesquisar e identificar quem são os concorrentes, como eles trabalham e quão competitivos são os processos da empresa onde trabalha frente aos dos concorrentes, levando em consideração a sua capacidade para identificação dos diferentes tipos de riscos.

Ao iniciar o seu trabalho de pesquisa, Antônio identificou que a Mineradora ABC, empresa onde trabalha, em função do minério único que explora, concorre com apenas 3 empresas em todo o mundo.

Primeiro Tipo Regular de Risco com Possibilidades de Ocorrência de Perdas

A extração desse minério tem alto potencial de causar contaminações no solo e na barragem de “alteamento a montante” utilizada pela Mineradora ABC, em que são acumulados resíduos da sua extração. Especialistas mundiais indicam que este método de contenção é o mais barato e, também, o menos seguro.

A Mineradora ABC concorre com a Mineradora X1, a Mineradora X2 e a Mineradora X3, e as 3 empresas concorrentes também utilizam barragens do tipo “alteamento a montante”. A pressão mundial por iniciativas de controles corporativos para conter os efeitos das mudanças climáticas e dos danos causados ao meio ambiente nos processos extrativistas fez com que a Mineradora ABC implementasse uma área específica para desenvolver modelos estatísticos de acompanhamento das possibilidades de ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais. O alto custo do desenvolvimento deste tipo de modelo foi um fator impeditivo para que as mineradoras X1, X2 e X3 implementassem áreas semelhantes à da Mineradora ABC.

Segundo Tipo Regular de Risco com Possibilidades de Ocorrência de Perdas

Em decorrência de pandemia mundial causada por um vírus mutante, há a expectativa de forte retração econômica nos próximos exercícios, o que demanda maior capacidade das empresas para avaliar a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelos clientes compradores de suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, à desvalorização de contratos de crédito (vendas a prazo) decorrentes da deterioração na classificação de risco do cliente, à redução de ganhos ou remunerações, às vantagens concedidas na renegociação e aos custos de recuperação dos valores financiados. As mineradoras X1, X2 e X3 já previam tal quadro e implementaram recentemente áreas especializadas na mensuração deste risco, no entanto, a Mineradora ABC não realizou tal desenvolvimento.

Terceiro Tipo Regular de Risco com Possibilidades de Ocorrência de Perdas

Como outras mineradoras brasileiras tiveram recentemente problemas com suas barragens em decorrência de falha, deficiência ou inadequação de quaisquer processos internos envolvendo pessoas, sistemas ou de eventos externos e inesperados e que geraram perdas resultantes significativas, a Mineradora ABC implementou metodologia interna capaz de identificar, monitorar, controlar e testar este tipo de risco. As mineradoras X1, X2 e X3 pretendem desenvolver ferramentas capazes de mensurar este risco, como já faz a mineradora ABC, mas estimam que isso só ocorrerá no longo prazo.

Utilizando-se apenas das informações disponibilizadas no enunciado, responda:

a) Indique qual é a técnica de pesquisa e investigação realizada por Antônio para identificar as práticas empresariais entre a empresa em que trabalha e a dos seus concorrentes e aponte 2 vantagens e 2 desvantagens da utilização desta prática.

b) Antônio deverá fazer uma análise de cenários, por meio da ferramenta Análise SWOT, proporcionando assim uma base para o planejamento estratégico da Mineradora ABC. Aponte quais são os elementos que constituem a análise do cenário de ambiente interno e do ambiente externo, nesta ferramenta, e o que cada um deles busca identificar.

c) A pesquisa de Antônio resultou em 3 agrupamentos de informações que nitidamente caracterizam 3 tipos de riscos regulares avaliados pelas estruturas de gerenciamento de riscos e pelos seus gestores. Construa a Matriz Swot, caracterizada por uma grade do tipo “2×2″ (duas linhas e duas colunas) que dividirá a análise de cenários em: ambiente interno e ambiente externo, a partir da identificação dos riscos e das informações apresentados no enunciado. Na análise do ambiente interno, aponte apenas os estágios de mensuração dos tipos de riscos regulares identificados a partir do enunciado. Na análise do ambiente externo, aponte, de acordo com os elementos da metodologia, as informações constantes no texto.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAdministração Geral e Pública
BancaVunesp

Um dos aspectos basilares acerca da Organização do Estado é justamente o conceito de “Forma de Estado”, pois qualquer Estado é organizado a partir de uma determinada forma. Nesse sentido, a forma de Estado deve ser entendida como a distribuição do poder político em função de um território, ou seja, como o poder político é efetivamente exercido dentro de um território.

Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo respondendo necessariamente aos seguintes questionamentos:

  1. distinção entre Estado Unitário e Estado Federal.
  2. conceito de Confederação e sua distinção relativamente ao Estado Federal.
  3. Classificação do federalismo quanto à formação e quanto à concentração de poder.

Uma montadora japonesa de veículos estabeleceu um plano estratégico para ampliar seu mercado, levando sua linha de SUVs para ser comercializada nos Estados Unidos. O plano prevê, ainda, o envio de 300 motocicletas por ela fabricadas para auxiliar no deslocamento dos funcionários, que não poderão ser comercializadas no país.

 

Seguindo sua estratégia, na qual a padronização dos modelos está aliada à automatização, a montadora tem como objetivo um crescimento rápido e uma elevada participação no mercado.

 

Embora a empresa tenha seguido minuciosamente o planejamento, as vendas não decolaram. Em razão disso, a montadora decidiu enviar os SUVs não vendidos para o Japão. No entanto, os …

A Cia. de Gestão e Monitoramento da Qualidade do Ar (CGMQA) é uma autarquia composta por funcionários especialistas, analistas, técnicos e operacionais, todos com habilidades desenvolvidas e atualizadas em suas áreas de atuação, e a área de Gestão de Pessoas (GP) da companhia está continuamente em busca do uso das melhores práticas no desenvolvimento de seus recursos humanos.

A direção da CGMQA convocou a área de GP e incumbiu-a de desenvolver e implantar a Gestão por Competência em todos os níveis da organização, como parte do modelo de Gestão Estratégica de Pessoas.

Com base no exposto, responda e demonstre:

a) como um modelo de Gestão Estratégica de Pessoas se vincula a um modelo de Gestã…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários