Os dados a seguir referem-se aos processos de produção, gestão e vendas no último exercício social de uma manufatura que produz um único produto. Nesse exercício, não existiam estoques iniciais.

Toda a produção dessa manufatura foi iniciada e concluída durante o exercício social, não restando estoques de produtos em elaboração nem de matérias-primas.
A empresa utiliza o custeio por absorção para fins de valoração de seus estoques e de levantamento de relatórios societários e adota o custeio variável para fins gerenciais.
Considerando a situação hipotética precedente, redija um texto atendendo ao que se pede a seguir.
1 – Apresente os totais e subtotais obtidos nas demonstrações de resultado do exercício elaboradas pelo método do custeio por absorção e no formato de contribuição, explicando como foram calculados.
2 – Aborde três semelhanças e três diferenças verificadas nas demonstrações de resultado do exercício elaboradas pelo método do custeio por absorção e no formato de contribuição.
3 – Compare o lucro apurado nas demonstrações de resultado do exercício elaboradas pelo método do custeio por absorção e no formato de contribuição, explicando a relação verificada entre tais resultados.
4 – Explique o que se conclui do resultado apurado na demonstração elaborada pelo método do custeio variável, segundo o conceito de margem de contribuição.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma empresa industrial decidiu adotar no próximo ano as seguintes medidas para melhorar a gestão de custos e a lucratividade dos três tipos de produtos que atualmente fabrica.
I Os empregados da empresa, que recebem salários com base no valor do salário mínimo, passarão a ser remunerados exclusivamente em função da quantidade de peças produzidas.
II Uma vez que a empresa não sabe exatamente quanto tempo tal supervisor dedica a cada tipo de produto, em vez de um único supervisor responsável pelo gerenciamento de toda a produção, será designado um supervisor exclusivo para a gestão de cada tipo de produto fabricado pela empresa.
Com referência às medidas descritas na situação hipotética acima,…
Os esforços para uma efetiva implementação da gestão de custos nas entidades públicas têm evoluído e ganhado arcabouço normativo.
Na concepção de um sistema de custos em uma entidade, é necessário definir, entre outros parâmetros, o sistema de acumulação e um adequado método de custeio, de acordo com as especificidades da entidade e de suas necessidades informacionais. Para auxiliar um servidor responsável por apresentar ao gestor uma proposta de concepção de um sistema de custos para uma entidade pública, elabore um texto que aborde, à luz da NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público, os seguintes itens:
a) finalidade de um sistema de acumulação de custos, explicando dois…
Determinada empresa que, atualmente, adota a metodologia de custeio por absorção, para fins tanto internos quanto externos, está analisando a implantação da metodologia de custeio variável. Essas duas metodologias, que possuem qualidades e defeitos, justificam-se para fins específicos. A diretoria, em sua próxima reunião, discutirá a adoção da nova metodologia e necessita de informações que fundamentem a sua decisão.
A partir dessa situação hipotética, elabore um texto dissertativo a respeito dessas metodologias de custeio. Em seu texto, inclua, necessariamente,
- Características e modos de operar dessas duas metodologias.
- Qualidades e deficiências do custeio por absorção e sua relação com a …



