Um professor de Matemática da Educação Básica considera que as metodologias ativas incentivam os alunos a aprenderem autonomamente e de modo participativo e utiliza em sala de aula a técnica denominada “rotação por estações”. Explique essa técnica, apresente a vantagem da sua utilização, as etapas envolvidas no seu desenvolvimento e o papel do professor nesse processo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para Darido (2004), o professor que se mantiver rígido em atividades que não despertem qualquer interesse dos alunos termina por afastá-los da disciplina, auxiliando a formação dos não praticantes de atividade física. Nesse contexto, o que a autora sugere para evitar ou amenizar essa situação?
[DARIDO, Suraya C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ.
Fís. Esp., São Paulo, v.18, n.1, p.61-80, jan./mar. 2004.]
Imagine a seguinte situação hipotética:
A escola municipal que você leciona atende alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No ano letivo de 2023, a equipe diretiva e pedagógica implantou o planejamento docente articulado aos objetivos de aprendizagem delimitados pelo Referencial Curricular do Município. Além disso, a equipe pedagógica inseriu um novo item no planejamento do professor, denominado metodologia da mediação dialética, e solicitou que os professores trabalhassem com sequência didática. A equipe esclareceu que esse elemento auxiliará na legitimação da ação docente com vistas a melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 1º ao 5º ano.
Observada as demandas …
Um professor da área de Psicologia, em todo período letivo, reprova 70% dos acadêmicos matriculados em sua disciplina. Alguns alunos se organizam e fazem uma reclamação formal para a coordenação do curso e para a pedagoga do campus alegando que o professor não entregava plano de ensino, cronograma de atividades e as provas sempre eram surpresa. A coordenadora do curso, em parceria com a pedagoga, foi investigar, via sistema Plano Individual de Trabalho, se as afirmações dos acadêmicos correspondiam à realidade, e constou que sim. Assim, a partir do caso apresentado, discorra a respeito das duas funções didáticas, convergentes para a realização do ensino e da aprendizagem, que esse professor …



