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Q191977 | Engenharia Civil e Auditoria de Obras
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2018
Órgao: Pref SP - Prefeitura Municipal de São Paulo
Cargo: Engenheiro Civil

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Considere a seguinte situação hipotética:

A prefeitura do município de São Paulo adquiriu um terreno para a construção de uma escola municipal. Para preparar o edital de licitação, foi nomeada uma comissão que solicitou da equipe técnica o projeto básico da obra, as planilhas orçamentárias, o planejamento da construção e o cronograma físico-financeiro.

Com base nessas informações,

a) explique o que é cronograma de Gantt, e cite duas características relevantes desse cronograma;

b) explique o que é cronograma PERT-CPM, e cite duas vantagens relevantes de seu uso no planejamento e execução de obras de construção civil.

Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Vunesp

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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luanrodriguesj
luanrodriguesj
Inscrito
1 ano atrás

a) O cronograma de Gantt é uma ferramenta de gestão de projetos que representa visualmente as atividades a serem realizadas ao longo do tempo. Ele é composto por um gráfico de barras, onde cada barra representa uma atividade do projeto, sua duração e a data de início e término previstas. Duas características relevantes do cronograma de Gantt são:

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b) O cronograma PERT-CPM (Program Evaluation and Review Technique – Critical Path Method) é uma técnica utilizada no planejamento e controle de projetos que envolvem uma série de atividades interdependentes. Duas vantagens relevantes do uso do cronograma PERT-CPM são:

  1. Identificação do caminho crítico: O PERT-CPM permite identificar o caminho crítico do projeto, que consiste na sequência de atividades que determina a duração mínima do projeto. Isso ajuda os gestores a focarem seus esforços nas atividades mais importantes para evitar atrasos no cronograma geral.
  2. Análise de folga: O PERT-CPM permite calcular a folga disponível para cada atividade, ou seja, o tempo adicional que uma atividade pode demorar sem afetar o prazo final do projeto. Isso possibilita uma melhor alocação de recursos e gerenciamento de tempo, ajudando a evitar atrasos e garantir a conclusão do projeto dentro do prazo previsto.