André decidiu doar um luxuoso veículo para seu irmão Juca. Ele era residente na cidade de Governador Valadares- MG, enquanto seu irmão era residente em Itabuna- BA. O veículo foi fabricado no ano de 2021 e, segundo André, estava avaliado em 12.000 Unidades Fiscais do Estado De Minas Gerais (UFEMGs). O contrato de doação foi assinado em 01/02/2022, por escritura particular.
André apresentou à repartição fiscal, para fins de comprovação do valor do bem, extrato de valor de venda em leilão de um carro similar, promovido pelo Estado de Minas Gerais.
A repartição fiscal negou o valor declarado e considerou o valor total do bem 40.000 UFEMGs, após a devida avaliação. André não apresentou recurso e realizou o pagamento do imposto antes do início de qualquer ação fiscal.
Analisando a situação hipotética apresentada acima, redija um texto que responda de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos.
- Explique quem é o sujeito ativo e o sujeito passivo da doação realizada por André. Explique.
- Qual cópia digitalizada, preferencialmente, André deveria apresentar para confirmar o valor do bem transmitido. Informe o prazo e aponte qual sistema seria realizada a juntada dos documentos. Justifique.
- Considerando o valor total do imposto devido após a correção realizada pela repartição fazendária, qual valor André deveria recolher aos cofres públicos? Explique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A sociedade empresária Beleza Pura Ltda., do ramo de venda de cosméticos, em uma promoção intitulada “Leve 12, pague 10”, vendia doze unidades de certa mercadoria, porém cobrava apenas o valor de 10, ofertando duas em bonificação sem custo adicional (no caso, sem sujeição ao regime de substituição tributária). A sociedade empresária realizava, com frequência, o deslocamento de mercadorias entre seus próprios estabelecimentos situados em Estados diferentes. Por fim, era comum que permitisse a seus clientes pagar suas compras por meio de cartão de crédito mas, ao ser o valor da compra parcelado no cartão de crédito, havia a incidência de juros.
Diante desse cenário e à luz da juris…
A empresa Veigolino, localizada em Cuiabá-MT, atua no ramo de segurança e monitoramento. Em janeiro de 2021, a empresa encomendou do exterior um licenciamento de software personalizado para melhorar a atividade realizada. O software foi adquirido e o imposto pago no mesmo mês. Entendeu que, por se tratar de uma encomenda de mercadoria, recolheu, devidamente, o Imposto sobre à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços (ICMS). No final de 2021, a empresa tomou conhecimento que o Supremo Tribunal Federal (STF), em 2 de fevereiro de 2021, mudou o entendimento sobre a tributação de tal operação. Assim, decidiu, em dezembro de 2021, solicitar a repetição de indébito do imposto reco…
A empresa Alfa Indústria S/A, localizada no Paraná e atuante no setor de componentes eletrônicos, adquiriu insumos para produção e bens destinados ao ativo permanente. No período de apuração do ICMS, a empresa pretende utilizar créditos referentes a essas aquisições, porém há dúvidas sobre as condições necessárias para esse aproveitamento.
Além disso, a empresa adquiriu, em 01 de maio de 2024, uma máquina industrial pelo valor de R$ 480.000,00, com ICMS destacado na nota fiscal e alíquota de ICMS de 19,5%. Contudo, por questões logísticas, a máquina apenas entrou fisicamente no estabelecimento em 01 de junho de 2024. No mês de junho, a empresa obteve os seguintes valores de vendas:
Vendas tr…



