Carlos pretende ingressar junto à Secretaria de Fazenda de Minas Gerais com pedido de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por ser motorista de taxi. O veículo de Carlos estava inscrito no município de Barbacena, local de sua residência.
Carlos, aproveitando que estava de férias em Belo Horizonte, mas com toda a documentação para realizar o pedido, protocolou o requerimento na capital mineira (Belo Horizonte).
O pedido de isenção foi indeferido pela autoridade competente, pois Carlos apresentou uma certidão positiva de débito tributário.
Indignado, oito dias após tomar ciência da decisão, Carlos afirmou que entraria com pedido para a autoridade administrativa rever a decisão e executou o procedimento no mesmo dia.
Considerando a legislação que regulamenta o processo e os procedimentos tributários administrativos, redija um texto dissertativo que responda de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos:
- Como é denominado o processo iniciado por Carlos? Explique por qual meio Carlos poderá ingressar com o pedido.
- O indeferimento do pedido foi correto? Justifique indicando as condições de requerimento.
- Quem é a autoridade responsável pelo pedido de isenção e por rever o pedido? Explique.
- O pedido para rever a decisão foi interposto no prazo correto? Explique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Transporte Seguro Ltda., especializada no transporte rodoviário interestadual de mercadorias, celebrou contrato com a Distribuidora Alfa S.A. para a entrega de um lote de eletrônicos do Estado de São Paulo para o Estado do Paraná. Durante uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria da Fazenda Estadual do Paraná, foram identificadas quatro situações que levantaram questionamentos sobre a regularidade fiscal da transportadora:
1. Parte da carga transportada foi encontrada com documentos fiscais que não correspondiam exatamente às mercadorias carregadas, havendo divergências nos valores e na descrição dos produtos.
2. A fiscalização constatou que uma das filiais da empresa,…
O Fisco do Mato Grosso esteve presente na empresa Tintanic, a fim de verificar a quantidade de estoque presente em seu depósito. Foi apresentada a declaração de estoques existentes na data de 31/12/2021 e o termo de contagem físico de estoques realizado em 23/04/2022. Em ato contínuo, o Fisco realizou a auditoria fiscal eletrônica, confrontando as informações coletadas em visita fiscal com os dados registrados no banco de dados da Secretaria de Fazenda, na Escrituração Fiscal Digital – EFD e nas Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e emitidas pelo contribuinte. Assim, o Fisco constatou inconsistências, anomalias, irregularidades, contradições e omissões no cruzamento de dados. Imediatamente após a…
João, proprietário de um veículo automotor registrado no Estado do Paraná, enfrenta diversas questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme estabelecido pela Lei nº 14.260/2003. No exercício de 2023, deixou de quitar o IPVA dentro do prazo regular e, no ano seguinte, aderiu ao parcelamento da dívida. Além disso, recebeu uma notificação fiscal referente a uma infração relacionada ao não pagamento do imposto de 2024, ingressando com defesa administrativa. Contudo, sua defesa foi parcialmente rejeitada, e ele deseja entender quais são as possibilidades de recurso e as etapas subsequentes do processo administrativo fiscal.
Com base na Lei 14.260/200…



