Accountability, um termo largamente empregado na esfera das organizações públicas, vincula-se com as áreas de controladoria e auditoria. A implementação do accountability deve ser uma preocupação dos gestores em todos os níveis no âmbito de um regime democrático, haja vista a necessidade de responsabilização demandada a partir da redefinição do papel do Estado na atualidade, alinhado com um modelo gerencial da gestão pública.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
- discorra sobre os conceitos de governança e de accountability na gestão pública e sobre a relação desses temas com o papel exercido pelos tribunais de contas.
- discorra acerca da importância do accountability para o regime democrático como instrumento de responsabilização do gestor público;
- descreva os tipos clássicos de accountability.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em uma instituição pública, o setor de gestão de pessoas tem buscado integrar a política de avaliação de desempenho a estratégias de promoção e prevenção em saúde do trabalhador. Observa-se que servidores submetidos a ambientes de trabalho estressantes ou pouco acolhedores apresentam maior propensão a adoecimentos físicos e emocionais, impactando diretamente a produtividade institucional. Ao mesmo tempo, a gestão avalia a adoção de novas metodologias de acompanhamento de metas, como a metodologia OKR (Objectives and Key Results), para alinhar objetivos organizacionais à melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Considerando as informações, redija um texto dissertativo, acerca da Avaliação d…
A gestão da cadeia de suprimentos e a logística reversa são temas centrais para organizações modernas que buscam eficiência operacional, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Considerando o contexto da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), discorra sobre a importância da integração da cadeia de suprimentos e das práticas de logística reversa no âmbito da administração pública, destacando seus impactos na otimização de processos, na redução de custos e no fortalecimento das políticas públicas de sustentabilidade.
O Decreto no 9.203, de 2017, apresenta uma lista sintética de princípios e diretrizes de governança, definida a partir: i) das recomendações mais atuais de organizações internacionais
especializadas no tema, em especial a OCDE e o Banco Mundial; ii) de referenciais de governança do Tribunal de Contas da União; e iii) de uma revisão da literatura especializada. A indicação de elementos abertos para auxiliar a atuação pública faz parte da tradição normativa brasileira. É o caso, por exemplo, dos princípios constitucionais que orientam a atividade administrativa – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Apesar de difundida, a aplicação desses princípios nem sempre perm…



