Uma empregada foi contratada, pelo período de um ano, na modalidade de contrato de trabalho prevista no art. 1.º da Lei n.o 9.601/1998, segundo o qual as convenções e os acordos coletivos de trabalho “poderão instituir contrato de trabalho por prazo determinado, de que trata o art. 443 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, independentemente das condições estabelecidas em seu § 2.º, em qualquer atividade desenvolvida pela empresa ou estabelecimento, para admissões que representem acréscimo no número de empregados”.
Após onze meses de atividade, a referida empregada comunicou ao departamento de pessoal do empregador que estava grávida e solicitou informações acerca dos valores que lhe seriam devidos no pagamento do mês seguinte em razão de um ano de trabalho e, ainda, dos documentos que deveria assinar diante da obrigatória prorrogação de seu contrato em virtude da estabilidade de até cinco meses após o parto, garantida à gestante.
Acerca dessa situação hipotética, atenda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir.
1 Esclareça se o referido contrato de trabalho deveria ser prorrogado em razão do estado gestacional da empregada.
2 Considerada a hipótese de o contrato mencionado ter sido rescindido ao final de um ano de trabalho, explique se deveriam ser incluídos, no cálculo dos valores devidos à empregada, aqueles correspondentes a aviso prévio, férias com acréscimo de um terço e 13.º salário.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tomando conhecimento de uma grande quantidade de imigrantes que cruzaram a fronteira de seu país de origem para o Brasil, Oswaldo, dono de uma fazenda na região, resolve convidá-los para trabalhar em suas terras, mesmo ciente de que estavam em situação irregular no país. Dentre os imigrantes, há famílias inteiras, inclusive com filhos menores de idade. Após se reunir com cerca de 20 dessas famílias, Oswaldo propõe o pagamento mensal de meio salário-mínimo aos trabalhadores, sem o compromisso de terem suas Carteiras de Trabalho assinadas. Diante da situação hipotética acima mencionada, responda o que se pede:
- Qual é a diferença entre trabalho proibido e trabalho ilícito? [valor: 9,50 pontos]
Em relação ao processo trabalhista, atenda ao que se pede a seguir, de modo fundamentado, citando os dispositivos legais pertinentes.
1 Quanto aos embargos do devedor (compreendidos como espécie do gênero embargos à execução), responda se é taxativo ou não o rol previsto no art. 884, § 1.º, da CLT, à luz da doutrina e da jurisprudência, apresentando ao menos um exemplo [valor: 0,90 ponto]; e disserte sobre a prescrição como matéria de defesa em face dos entendimentos sumulados do TST e do STF. [valor: 1,00 ponto]
A empresa XYZ rescindiu, sem justa causa, o contrato de trabalho de Maria quando esta estava grávida, dispensando-a do serviço ainda no período de estabilidade. Maria ajuizou ação trabalhista, após o período da garantia de emprego, requerendo indenização dez meses após o parto. A reclamada contestou a ação, alegando abuso do exercício do direito de ação, ao argumento de que a lei só garante à empregada o direito de reintegração e, ainda assim, se requerido dentro do período de estabilidade. O juízo refutou a alegação da ré e concedeu a Maria o direito a indenização, tendo a decisão transitado em julgado. Iniciada a execução do julgado, a reclamada, sob o argumento de manifesta violação de no…



