Em que consiste o Principio da seletividade e distribuição na prestação dos benefícios e serviços? Exemplifique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que João, segurado do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), requereu administrativamente em maio de 2012 aposentadoria por tempo de contribuição, mas diante do incorreto indeferimento do INSS, permaneceu em atividade, contribuindo para o RGPS por mais tempo. Em outubro de 2016, João ajuizou ação pedindo a concessão da aposentadoria desde a data do primeiro requerimento administrativo, e, em paralelo, fez novo pedido administrativo. O INSS acolheu o novo requerimento e concedeu aposentadoria a partir de dezembro de 2016. Após a devida instrução, quando já recebia a aposentadoria deferida na via administrativa, a ação foi julgada procedente para conceder judicialmente o benefíci…
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Sobre esse assunto e nos termos dos arts. 201 e 202 da Constituição Federal de 1988, responda fundamentadamente:
a. Por que é assegurado o reajustamento dos benefícios da Previdência Social, sob a forma do Regime Geral de Previdência Social?
b. O benefício da Previdência Social, sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, que substitui o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado, pode ter valor mensal inferior ao salário-mínimo?
c. No regime de previdência priva…
Gilberto, desde 01/12/1998 é servidor público municipal (com regime próprio de Previdência Social). Em abril de 2014 prestou concurso na área federal tomando posse e iniciando exercício sem lacuna/interstício. Diante desta situação responda fundamentalmente:
a. Como fica a contagem do tempo de serviço/tempo de contribuição de Gilberto e qual o princípio autorizador desta contagem?
b. Gilberto, ficará sujeito às alterações da EC 41/2003 no tocante à sujeição ao teto do RGPS e opção de filiação à previdência complementar do servidor?
c. No caso de opção à Previdência Social complementar, como dar-se-ia seu financiamento?




