O planejamento tem um papel relevante para os órgãos públicos. Contudo, existem obstáculos que devem ser superados para essa ação ajudar a melhorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos.
Um deles é a ausência de projetos em longo prazo. Alguns órgãos públicos não visualizam como as atividades podem ser aperfeiçoadas nos próximos anos. As iniciativas têm um foco em tarefas, cujos resultados podem ser percebidos rapidamente.
Outro problema envolve o uso inadequado de recursos financeiros. Por exemplo, uma prefeitura utiliza parte do orçamento para contratar artistas nacionais de renome para festas locais, enquanto muitas escolas necessitam de melhorias, como a instalação de ar condicionado nas salas e compras de computadores.
Também vale destacar a ausência de indicadores de desempenho. No serviço público, alguns órgãos não medem como os serviços impactam os cidadãos. Sem essa referência, torna-se mais complicado implantar uma cultura voltada para o planejamento e a melhoria contínua.
https://www.softsystemit.com.br/blog/a-importancia-do-planejamento-estrategico-na-gestao-publica/
Considerando o papel do planejamento na administração pública, elabore um texto argumentativo, abordando os tópicos a seguir:
1- conceito de planejamento;
2- papel e importância do planejamento nas organizações públicas;
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Conforme o preâmbulo e o artigo 1º da Constituição Federal de 1988, o Brasil é um Estado Democrático de Direito. São fundamentos de nossa República a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, estando consagrado o pr…
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
As organizações são sistemas sociais nos quais pessoas integradas a equipamentos diversos atuam em prol de um objetivo comum. No campo organizacional, o que gera diferencial competitivo, segundo Donida e Oliveira (2012, p. 187), é o conhecimento, ou o capital humano e intelectual, que é único em cada organização, já que “capital, equipamentos e instalações são passíveis de serem nivelados pelas concorrentes […]”.
O reconhecimento das pessoas como um dos mais importantes recursos de competitividade data do início da década de 1980, induzindo uma transformação no setor de RH. O RH tradicional, ou departamento de pessoal, tinha um papel burocrático…
Para situar essa reflexão, apresentam-se textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.
Texto I
A importância da gestão de pessoas nas organizações está no fato de serem elas, as pessoas, que formam a parte “viva” da empresa, ou seja, diferenciam um determinado empreendimento dos demais, determinando, também, a qualidade do produto ou do serviço prestado.
Dessa forma, o empreendedor atento tem que determinar especial atenção ao capital humano de sua empresa. Estará bastante inclinado ao insucesso um negócio com cujo sucesso as pessoas que o compõem não estejam comprometidas.
É fácil conseguir tal comprometimento? Pensamos que não, daí a grande importância da gestão…



