Uma determinada Secretaria de Controle e Transparência recebeu denúncia e está investigando uma possível irregularidades na compra (superfaturamento de preço) e na distribuição (desvio) de medicamentos destinados aos postos de saúde em uma das Prefeituras sujeitas a sua fiscalização. A equipe verificou que tais fatos, com base nos relatórios contábeis, demonstram indícios de superavaliação de despesas, a fim de “utilizar” integralmente o orçamento concedido para o exercício.
Com o objetivo de obter evidências que permitam aos Auditores fundamentarem sua opinião, quanto à veracidade dos fatos narrados, com base nas normas de auditoria, responda necessariamente ao que se pede:
- Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados no caso concreto, justificando-os.
- Os tipos de amostragem que podem ser utilizadas, com base na NBC TA 530, relacionando-os com o caso concreto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Dentre fontes de informação que podem ser aproveitadas pelo Analista de Controle Externo – Especialidade Contabilidade está a utilização dos trabalhos de auditoria interna. Os procedimentos de auditoria interna constitui em exames investigações que permitem a obtenção de subsídios para fundamentar conclusões e recomendações. Nos termos do dispositivo na NBC TI 01 emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, discorra sobre os testes que podem ser feitos, três finalidades e os procedimentos que podem ser considerados na sua aplicação.
Os procedimentos de auditoria interna constituem exames e investigações, incluindo testes, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações. Numa auditoria, houve a necessidade de realizar testes para a obtenção de informações para fundamentar os resultados da autoria interna quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema de informações do órgão auditado.
Sobre este fato, responda:
A – qual o tipo de teste é aplicável nesse caso?
B – O que são informações suficientes, adequadas, relevantes e úteis?
C – como são denominadas as informações que fundamentam os resultados de autoria interna?
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…



