Diante de uma série de reportagens investigativas denunciando esquema de corrupção para desvio de verbas superfaturadas destinadas à construção de edificações públicas que abrigariam órgãos públicos federais, houve a constituição de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) no âmbito do Congresso Nacional. A referida Comissão foi criada mediante requerimento de 170 Deputados e 31 Senadores, totalizando 201 parlamentares.
No decorrer do processo e da instrução processual, foi necessária a determinação da quebra de sigilo bancário de um dos investigados, o que foi prontamente levado à efeito, haja vista a CMPI possuir poderes próprios da autoridade policial, tal qual um inquérito policial.
As intimações para comparecer aos depoimentos seguiu de acordo com as prescrições estabelecidas na legislação penal, na esteira do que preconiza o art. 3º da Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952.
Após a conclusão dos trabalhos, houve o encaminhamento do Relatório Conclusivo para o Ministério Público Federal, a fim que essa instituição promova a responsabilidade criminal dos infratores.
Nessa ocasião, o Congresso Nacional requisitou ao MPF o encaminhamento semestral de informações quanto ao andamento de processos ou procedimento, administrativo e/ou judicial, instaurado em decorrência de conclusões de Comissão Parlamentar de Inquérito, consoante reza o parágrafo único do art. 2º da Lei nº 10.001, de 4 de setembro de 2000.
Considerando a situação acima descrita, bem como o regramento aplicável às CPI’s, redija um texto dissertativo analisando necessariamente os seguintes aspectos:
- Qual o conceito de Comissão Parlamentar de Inquérito?
- O quórum para criação de uma CPMI foi observado?
- A quebra do sigilo bancário foi correta? Liste exemplos de poderes investigatórios não aplicáveis à CMPI?
- O Ministério Público Federal deve atender a requisição mencionada?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A crise do “welfare state” brasileiro se revela com a deterioração do estado de proteção social, agravada por políticas econômicas de austeridade e corte de gastos públicos, comprometendo a capacidade do estado de prover serviços básicos da população e, consequentemente, aumentando a desigualdade e a vulnerabilidade dessa mesma população. O SUS, por si, concebido para garantir o acesso aberto e gratuito à saúde, sofre com o subfinanciamento e a má gestão na sua esfera, irradiando efeitos negativos. A precarização do trabalho e as reformas na seguridade social atingem a desproteção social, impedindo a atenuação das desigualdades socioeconômicas. A falta de comunicações claras e eficazes entre…
Antônio, de 78 anos, aposentado e com mobilidade reduzida, reside com sua filha em imóvel próprio. Após um desentendimento familiar, ela passou a restringir o uso de seus bens e a impedi-lo de sair de casa, retendo seus documentos pessoais e o cartão bancário para controlar sua pensão. Antônio manifestou o desejo de continuar vivendo em seu lar, com apoio de cuidadores, mas a filha insiste em transferi-lo para uma instituição de longa permanência sem o seu consentimento.
Considerando a situação apresentada, responda de forma fundamentada:
- Quais direitos fundamentais e estatutários de Antônio foram violados, com base na Constituição Federal e no Estatuto da Pessoa Idosa?
- Quais medidas de pr…
Analise as situações abaixo:
Situação 1: João é prefeito de uma cidade pequena e, ao longo de seu mandato, é acusado de desviar verbas públicas destinadas à construção de escolas e hospitais para benefício próprio. Durante a investigação, é revelado que ele teria usado parte dos recursos públicos para financiar campanhas eleitorais e outras despesas pessoais. Após a conclusão das investigações, João é processado por improbidade administrativa e é alvo de uma ação penal por peculato. Na ação penal ele foi absolvido por falta de provas, requerendo então a repercussão dessa decisão no âmbito da ação de improbidade administrativa.
Situação 2: Servidores públicos de três categorias, a saber, prof…




Boa tarde.
O texto do enunciado cita as siglas CPMI, CPIs e MPF. No caso das CPIs e do MPF, não há aquela citação em parêntesis após a primeira menção. Além disso, só de ler o enunciado dá para ver que o candidato tem muito a falar em apenas 20 linhas, e vai ter que economizar espaço. Colocados esses elementos, posso, na minha redação, já usar as três siglas sem uma primeira menção completa do termo? Ou apenas a sigla CPMI, que foi citada de forma completa? Ou nem isso, ou seja, teria que citar todos os termos completos na primeira menção?
Obrigado!
Guilherme