A organização Locomoção e Movimento produz patinetes e bicicletas elétricos para os aplicativos de entrega de produtos e para a mobilidade das pessoas, como um transporte alternativo, em substituição aos automóveis e ônibus, que são meios de transportes poluentes e lentos no trânsito dos centros urbanos.
Está localizada na Grande São Paulo e ainda é considerada uma startup. Porém, ainda não tem presença suficiente no mercado, nem atraiu grandes investidores, para se tornar uma “unicórnio”.
Seu corpo funcional é composto por 54 pessoas, além de seus proprietários: 4 diretores, Comercial, Logística, T.I. e Financeiro; 6 gerentes: Administrativo, Marketing, Operações, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Tesouraria; 2 trainees; 2 estagiários e 40 profissionais que operacionalizam o negócio.
É conduzida e gerenciada por seus três proprietários (Pedro, Bruno e Victor) que se autoconsideram gestores ágeis e flexíveis. Estão tentando fazer com que tudo funcione à base de gestão de projetos que, uma vez discutidos e aprovados, são colocados em prática e se concretizam em novos produtos e novos modelos de gerenciamento.
Por um diagnóstico informal chegaram à conclusão de que a organização não estava atendendo adequadamente seus clientes, fornecedores e funcionários, e que o negócio principal da empresa, apesar de sua importância e seu impacto social em políticas públicas, pela sustentabilidade do negócio, não tinha visibilidade.
Pedro leu em uma revista de negócios que uma tendência para as startups de maior relevância, nos países avançados, é utilizar o sistema de governança corporativa. Visto que os princípios básicos do modelo da Governança Corporativa são: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, ela auxiliaria a organização na adoção de medidas e de políticas que contemplassem os interesses de todos os envolvidos, visando, também, o sucesso da empresa.
Pedro e Bruno são engenheiros, e Victor é arquiteto e sabem que não têm habilidades técnicas e conhecimentos suficientes para o desenvolvimento e colocação em prática de um projeto que implantasse o modelo de Governança Corporativa na Locomoção e Movimento.
Para tanto, estão realizando um processo de recrutamento e seleção de profissionais capacitados para elaborar um projeto completo, do planejamento à execução, para a implantação de um modelo de Governança Corporativa na organização, com duração de, no máximo, 10 meses.
Considerando que você está se candidatando nesse processo seletivo, elabore o projeto completo, com todas as fases de implantação da Governança Corporativa na Locomoção e Movimento
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Determinada Entidade Pública Municipal, pertencente à Administração Indireta, repetidamente, ao longo de alguns anos, adotou como procedimento registrar as despesas relativas ao décimo terceiro salário de seu funcionalismo como “despesas de exercícios anteriores”.
Nesse caso, o órgão de controle externo, por ocasião de uma fiscalização, elaborou apontamento quanto a essa classificação adotada pela referida Entidade.
Pede-se, com base nas normas legais em vigor:
a) Comente, resumidamente, os preceitos legais, bem como o conceito contábil, aplicáveis às despesas de exercícios anteriores.
b) Descreva qual a provável conclusão e base legal do apontamento do órgão fiscalizador.
c) Comente qual re…
Uma nota em uma coluna de jornal revela algumas discrepâncias conceituais quando comparadas ao Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) de 1995.
“Projeto de lei quer impedir capital estrangeiro na Saúde”
Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que veda a participação do capital estrangeiro na saúde brasileira. A proposta é da deputada Jandira Feghali. Segundo ela, a ideia é corrigir uma falha na Lei 13.097, que pode afetar a política do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esta “falha” foi uma modificação na lei feita durante a tramitação de uma Medida Provisória que tratava de temas tributários, no fim de 2014. Basicamente, ficou permitido que empresários usem…
Após a realização de detalhado diagnóstico acerca das dificuldades na gestão dos projetos desenvolvidos em determinado órgão público, verificou-se que cada unidade funcional desse órgão adotava uma metodologia diferente para a administração de seus projetos (formulação, execução, acompanhamento e avaliação), o que ocasionava diversos problemas de comunicação e integração de informações necessárias para a sustentação do processo decisório e a produção de relatórios gerenciais, concluindo-se que uma das principais razões para as dificuldades enfrentadas consistia na ausência sistemática de uma metodologia que levasse em consideração um grupo de processos básicos de gerenciamento de projetos, b…



