Pode haver dois riscos num julgamento, para um magistrado: aferrar-se rigidamente ao que vê como “a letra da lei”, ignorando inteiramente as circunstâncias peculiares do evento julgado, ou elevar-se com excesso de liberdade ao que considera “o espírito da lei”, incorporando assim considerável subjetividade em sua sentença.
Desejável será um julgamento no qual se evitem ambos os riscos.
Com base no que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você considere os referidos riscos de julgamentos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Eis um pronunciamento de Ailton KRENAK (líder indígena, ambientalista e escritor) sobre a situação do nosso planeta:
A gente deveria diminuir a investida sobre o corpo da Terra e respeitar sua integridade. Quando os índios falam que a Terra é nossa mãe, dizem “Eles são tão poéticos, que imagem mais bonita…”. Isso não é poesia, é a nossa vida. Estamos colados no corpo da Terra. Somos terminal nervoso dela. Quando alguém fura, machuca ou arranha a Terra, desorganiza o nosso mundo.
Nesse pronunciamento, KRENAK fala de um processo de deterioração da vida na Terra, que está em marcha acelerada, segundo atestam os cientistas, contra a opinião dos que não acreditam nessa deterioração.
Redija…
I
A liderança é um teto de vidro nas discussões sobre igualdade de género. Segundo o relatório Women in the Workplace (mulheres no ambiente de trabalho), para cada 100 homens promovidos a gerentes, 87 mulheres têm o mesmo crescimento profissional.
Mulheres ainda protagonizam trabalhos domésticos e são consideradas responsáveis pelos cuidados com a família. É inquestionavelmente um acúmulo de funções que reflete na menor disponibilidade de tempo para o trabalho profissional. Para aquelas que priorizam a família, questiona-se o tamanho da ambição profissional (aquém) e, para aquelas que priorizam o trabalho, também (além).
Ainda segundo a pesquisa, 43% das mulheres líderes já sofreram um bum-o…
“A crase não existe para humilhar ninguém”, costumava declarar nas entrevistas o poeta Ferreira Gullar.
Essa sua frase provocadora abarca mais do que o simples emprego do sinal de crase: sugere que as normas básicas da linguagem escrita existem para aprimorar a comunicação e a expressão das nossas ideias e dos nossos sentimentos, e não para envergonhar a quem, por alguma razão, não tenha tido acesso ao conhecimento delas.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você discutirá esse posicionamento de Ferreira Gullar.



