Texto I
O tempo e a experiência revelaram que o sistema de preços padece de um radical defeito constitutivo: ele é omisso em relação ao impacto cumulativo das nossas escolhas sobre o meio ambiente como produtores e consumidores. Um exemplo: ao se comparar o custo de um quilowatt-hora gerado por uma usina solar/eólica e por uma termoelétrica a carvão, a escolha naturalmente recai sobre a última, pelo simples fato de que ela é a mais “econômica das três”. A comparação, porém, não é limpa: se o custo do impacto ambiental de cada uma entrasse na conta, a decisão – dependendo do preço imputado ao CO2 emitido – eventualmente seria outra.
(Adaptado de: GIANNETTI, Eduardo, Trópicos utópicos)
Texto II
A maioria das propriedades agrícolas, principalmente na Amazônia, têm baixíssima produtividade. Então não se explica que essa expansão seja necessária para gerar mais alimentos. Na época em que houve redução dos desmatamentos, de 2004 a 2013, a produção de soja e carne na Amazônia dobrou. Vários estudos mostram que um sistema agroflorestal rende até 10 vezes mais que soja e gado na Amazônia.
(Adaptado de: NOBRE, Carlos. Disponível em https://amp-dw-cin.cdn.ampproject.org)
Considerando as ideias expostas acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo, discutindo a seguinte afirmação:
O processo de escolha pessoal reflete uma falha do sistema econômico de definição de valor
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
I
A liderança é um teto de vidro nas discussões sobre igualdade de género. Segundo o relatório Women in the Workplace (mulheres no ambiente de trabalho), para cada 100 homens promovidos a gerentes, 87 mulheres têm o mesmo crescimento profissional.
Mulheres ainda protagonizam trabalhos domésticos e são consideradas responsáveis pelos cuidados com a família. É inquestionavelmente um acúmulo de funções que reflete na menor disponibilidade de tempo para o trabalho profissional. Para aquelas que priorizam a família, questiona-se o tamanho da ambição profissional (aquém) e, para aquelas que priorizam o trabalho, também (além).
Ainda segundo a pesquisa, 43% das mulheres líderes já sofreram um bum-o…
O uso de tecnologias digitais tem provocado mudanças profundas nos mecanismos de fiscalização e de acompanhamento das políticas públicas. No contexto brasileiro, tanto os órgãos de controle institucional — como tribunais de contas, controladorias, Ministério Público e polícias — quanto a sociedade civil enfrentam desafios crescentes para monitorar a aplicação dos recursos públicos, garantir transparência e promover eficiência administrativa. Nesse cenário, a disseminação da inteligência artificial (IA) tem ampliado as possibilidades de análise de dados, identificação de irregularidades e participação cidadã.
Diante desse quadro, discute-se de que maneira essas tecnologias podem favorecer a b…
À primeira vista, os números sobre tecnologia no ambiente escolar impressionam: segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, 88,1% dos estudantes brasileiros têm acesso à internet e 81% das escolas públicas do país possuem laboratórios de informática. No entanto, um olhar mais atento revela um problema muito mais profundo: na Educação Básica, enquanto 4,1 milhões de estudantes da rede pública não têm acesso à conectividade, apenas 174 mil alunos do setor privado não possuem conexão à rede. A desigualdade não para por aí, evidenciado-se também quando o recorte é geográfico. Nas regi…



