O Município de Viamão (RS), para suprir a necessidade pública, promoveu Concorrência Pública, que tinha por objeto a contratação de empresa de engenharia para a construção de um completo educacional com área de 5.000 m² (cinco mil metros quadrados), obedecendo-se integralmente as especificações e determinações do memorial descritivo, quais sejam: projeto arquitetônico, cronograma de seis meses e planilha orçamentária, lançadas na minuta contratual.
A Construtora AAA venceu o certame, regido pela Lei nº 8.999/1992, e, mesmo antes da formalização do contrato administrativo, iniciou a execução da obra. Todavia, no curso do quinto mês de execução do contrato, a Construtora AAA decretou falência, vindo a deixar a obra inacabada.
Diante de tal cenário, o Município de Viamão iniciou novo processo licitatório, vencido pela Construtora BBB.
Ciente da nova licitação, a Construtora CCC, segunda colocada no certame anterior (vencido pela Construtora AAA), impetrou mandado de segurança com pedido de liminar contra o ato do Prefeito Municipal de Viamão e do Presidente da Comissão de Licitação, invocando o art. 24, inc. XI, da Lei nº 8.666/1993, por entender ter direito líquido e certo à contratação direta para a realização do remanescente da obra, com pedido liminar de suspensão da licitação.
A liminar foi indeferida pelo juízo de primeiro grau e deferida pelo relator em sede de agravo de instrumento, manejado perante o TJRS, sendo determinada a suspensão do processo licitatório.
Considerando os fatos narrados e a urgência na construção de referido complexo, sob pena de perda de recursos repassados pelo Estado do Rio Grande do Sul ao Município, especificamente, destinados à realização da obra, responda, fundamentalmente:
- Qual a medida de processual mais adequada para atacar a decisão proferida pelo Relator, capaz de autorizar o prosseguimento da licitação, com a formalização do contrato e realização da obra?
- A quem se dirige o pedido?
- Qual seu embasamento legal?
- Qual fundamento justificaria o provimento da medida?
- Aplica-se, à hipótese dos autos, o disposto no art. 24, inc. IX, da Lei nº 8.666/1993?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Elabore um texto dissertativo-argumentativo de acordo com a proposta abaixo:
O Município “X” editou lei que concede, em benefício dos candidatos naturais residentes em seu âmbito territorial, bonificação de 5% na nota obtida nos concursos públicos para a área administrativa do Município. Disserte sobre a constitucionalidade da norma, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre/RS (SIMPA) propôs, em 10 de novembro de 2022, ação contra o Município de Porto Alegre, em regime de substituição processual.
O pedido feito pelo sindicato foi o seguinte: que o Poder Judiciário acolha os pedidos da inicial, declarando o direito de todos os servidores públicos da administração direta e indireta do Município (substituídos), à revisão anual de suas remunerações, referente ao período de maio de 2018 a abril de 2019, com pagamento de valores retroativos à data-base de maio de 2019. Em pedido subsidiário (caso não acolhido o pedido anterior), o sindicato postulou que o Poder Judiciário reconheça o direito de os servidores serem, pelo me…
Elabore uma peça processual de acordo com a proposta abaixo:
Tramita junto à Secretaria de Administração processo administrativo disciplinar que tem por objeto exclusivo a imputação de ato de improbidade administrativa a servidor estável. O ato, praticado em março de 2021, consistiu na conduta culposa de permitir ou facilitar a alienação de bem integrante do patrimônio do Município por preço inferior ao de mercado, iniciando-se o processo administrativo em abril de 2021.
No curso do processo, sobreveio: a) a edição da Lei nº 14.230/2021; b) a absolvição criminal do agente com fundamento na atipicidade da conduta. Indagou, então, o Secretário Municipal de Administração, sobre a subsistência d…



